Max não foi o único convocado pelos comissários após a classificação do GP do Catar da F1.
Neste sábado ( 20 ), no fim do dia local, Bottas e Sainz também foram requisitados.
O motivo da dupla precisar passar pela sala dos fiscais é a mesma do holandês; ignorar a bandeira amarela dupla ao final do Q3. A ação foi necessária por conta de um incidente de Pierre Gasly onde danificou a asa e rasgou o pneu dianteiro direito.
O piloto da Red Bull passou pelas duas bandeiras amarelas tremulando pelo seu lado esquerdo quando estava em sua última volta rápida, melhorando ligeiramente a marca. Já os titulares da Ferrari e Red Bull também passaram pela sinalização mas era apenas uma bandeira.
As regras da F1 em relação as bandeiras amarelas são bastante restritas. De acordo com Michael Masi, diretor de corrida, os pilotos devem abandonar a volta rápida assim que a sinalização é mostrada. Quando é a única, os competidores podem completar o giro.
A penalidade por ignorar a bandeira depende se foi única ou dupla. Nesta temporada, no Bahrein, Vettel recebeu penalidade de cinco posições no grid por ter ignorado bandeiras na curva 1 durante a classificação. O trio se encontra com os fiscais na tarde do domingo do Catar.