Um novo capítulo emergiu sobre os acontecimentos no final do GP de Abu Dhabi, quando o diretor de prova Michael Masi burlou o regulamento esportivo da Fórmula 1.
Recapitulando, o regulamento oferece duas possibilidades para o diretor de prova decidir sobre os retardatários; ou todos ultrapassam o safety-car e descontam uma volta, ou nenhum deles ultrapassa o safety-car. Masi decidiu por uma opção inexistente ao mandar somente os retardatários que estavam entre Hamilton e Verstappen ultrapassarem o safety-car.
Essa decisão, além de impedir inúmeros pilotos de descontarem volta, colocou Verstappen de pneus novos e macios, imediatamente atrás de Hamilton, que tinha pneus duros de 43 voltas.
As imagens contém rádios inéditos e chocantes de Masi essencialmente executando as instruções de Jonathan Wheatley (diretor da Red Bull) sem pensar duas vezes sobre sua legalidade ou justiça.
Veja o diálogo entre o diretor da Red Bull e Michael Masi
Jonathan Wheatley para Masi: Obviamente, esses retardatários, você não precisa deixá-los ir imediatamente e alcançar a parte de trás do pacote.
Michael Masi: Entendido
Jonathan Weatley: Você precisa deixar eles irem…..
Michael Masi: Entendido, só me dê um segundo
Jonathan Wheatley: E então teremos uma corrida em nossas mãos…
Michael Masi: Entendido
A FONTE É A F1TV Inside Story
Todos os fatos ocorridos no GP de Abu Dhabi, estão sendo investigados pelo novo presidente da FIA Mohammed Ben Sulayem e por sua comissão, e nenhum resultado ou resposta do fato até agora. E diante de tudo que vem aparecendo, será difícil a permanência de Michael Masi como diretor de provas da F1.