A FIA anunciou que está introduzindo sua própria versão do árbitro de vídeo (VAR) na F1, como parte de uma grande mudança em seu controle de corrida. Este recurso de assistente de vídeo já é utilizado em outros esportes, como no futebol. A notícia faz parte de um grande anúncio do presidente da Federação Internacional de Automobilismo, Mohammed Ben Sulayem.
Além disso, Ben Sulayem confirmou a demissão de Michael Masi como diretor de corrida da F1, após a conclusão de uma longa investigação sobre os eventos do GP de Abu Dhabi de 2021. Com isso, Masi deve assumir uma nova posição do órgão regulador do automobilismo mundial.
Enquanto isso, o controle de corrida da F1 será supervisionado por Niels Wittich, que atuou como diretor de corrida do DTM, e Eduardo Freitas, diretor de corrida do WEC. A dupla será auxiliada por Herbie Blash, que foi o braço direito do falecido Charlie Whiting, e atuará como conselheiro sênior permanente.
Mas um dos principais novos elementos para ajudar Wittich e Freitas durante os GPs de F1 será a introdução do que Ben Sulayem descreveu como uma sala de controle de corrida virtual. O novo presidente da FIA, que substituiu Jean Todt em dezembro, comparou essa sala ao árbitro de vídeo (VAR) que existe no futebol.
Além da saída de Masi, a decisão de Ben Sulayem é uma tentativa de adicionar um nível de certeza a tomada de decisão do controle de corrida, dada a inconsistência do australiano na última temporada. O presidente afirma que a sala de controle de corrida virtual será posicionada em um dos escritórios da FIA como um backup fora do circuito.
Ben Sulayem afirma que fornecerá conexão em tempo real com o diretor de corrida da F1, para ajudar a aplicar os regulamentos esportivos usando as ferramentas tecnológicas mais modernas.
Essa sala será elemento adicional para a tomada de decisões. O acessório da FIA precisará acertar desde o início para apaziguar pilotos, equipes, fãs e a imprensa.
Após sua implementação, o VAR no futebol foi fortemente criticado, e continua sendo até hoje, devido ao tempo que leva para leva para tomar decisões.
Uma nova era da F1 começará nesta temporada com os carros projetados para regulamentos aerodinâmicos fortemente revisados. E após a saída de Masi, a FIA também está determinada a inaugurar uma nova era nos bastidores.