Muito se falou nas últimas semanas sobre a corrida final de 2021 em Abu Dhabi. A FIA já fez as primeiras mudanças, mas segundo Fernando Alonso, isso não era tão necessário.
Na final de 2021, Michael Masi não pareceu interpretar as regras da maneira correta, e tomou decisões erradas e polêmicas, que acabaram alterando o resultado final do campeonato.
Houve muitas críticas sobre como Masi lidou com a situação. Tanto que a FIA decidiu dar-lhe outra posição dentro da Fórmula 1. Eduardo Freitas e Niels Wittich são os novos diretores de corrida, com a ajuda de Herbie Blash.
Alonso afirmou que a abordagem do presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, não é necessariamente ruim. Ben Sulayem tornou-se recentemente presidente da FIA e, segundo Alonso, faria muito para garantir que tudo estivesse no lugar certo, mas o espanhol deixa claro que não viu nenhum erro na última corrida de 2021.
Em relação a Abu Dhabi, talvez eu tenha uma opinião diferente. Não acho que nada tenha dado errado lá, disse Alonso. O piloto da Alpine espera que a estrutura da gestão da corrida não tenha mudado por causa dos eventos em Abu Dhabi.