As 7 caronas arriscadas que entraram para a história da F1

A carona de Nigel MANSELL para Ayrton Senna

As famosas caronas na Fórmula 1 já forma mais populares na categoria no século passado. Era bem comum ver pilotos ajudando uns aos outros após problemas em seus carros, como uma espécie de Uber de luxo nas pistas.

Na F1 moderna, no entanto, a organização da categoria é bem mais rigorosa com esse tipo de ajudinha por conta da falta de segurança que as caronas nos monopostos proporcionam.

Em 2017, por exemplo, Sebastian Vettel e Lance Stroll bateram na volta de desaceleração após a corrida 1, o que deixou a Ferrari do alemão com uma roda a menos. Com isso, Vettel pegou uma carona com seu compatriota Pascal Wehrlein para retornar ao boxes.

Relembramos outras caronas que entraram na história da F1. Confira uma lista especial:

GP dos EUA de 1984

Em uma cena completa falta de segurança, Jacques Lafitte deu uma carona a dois pilotos renomados: Niki Lauda e Alain Prost, ambos multicampeões mundiais. O detalhe é que os três estavam sem capacete durante a carona, algo que jamais aconteceria na F1 dos dias de hoje por motivos óbvios.

GP do México de 1986

Nelson Piquet foi o quarto colocado no Autódromo Hermanos Rodrigues em 1986, circuito que recebe a F1 até os dias de hoje e exige muito dos motores por conta da atitude. O brasileiro levou os pilotos Stefan Johansson, Rene Arnoux e Phillippe Alliot na carona mais lotada da história da F1 após o término da prova. A cena é conhecida atualmente como o Bonde do Piquet.

GP da Itália de 1987

Após uma corrida emocionante, na qual Nelson Piquet venceu Senna com uma vantagem de apenas 1s806, Ayrton recebeu uma carona de seu companheiro de equipe Lotus em 1987, Satoru Nakajima. Com a terceira colocação, Nigel Mansell completou a pódio de peso em Monza.

GP da Inglaterra de 1991

Nigel Mansell e Ayrton Senna eram concorrentes diretos pelo título da F1 em 1991, ano em que o brasileiro foi campeão pela terceira vez em quatro anos. Na oitava corrida da temporada, o GP da Inglaterra teve vitória do leão em Silverstone. Após a McLaren de Senna ficar sem combustível na última volta, Mansell ofereceu uma carona para o brasileiro e a imagem ficou marcada como uma das mais icônicas da história da F1.

GP do Canadá de 1985

Jean Alesi conquistou sua única vitória na Fórmula 1 no GP do Canadá de 1995, ao cruzar a linha de chegada com 31s477 de vantagem para Rubens Barrichello. A Ferrari do piloto francês quebrou durante a volta de desaceleração e o jovem Michael Schumacher, ainda na Benneton, parou para dar uma carona a Alesi, que retornou aos boxes celebrando seu triunfo.

Webber e Alonso – 2011 – 2013

A lei máxima das caronas diz: quem dá carona também recebe. Foi isso que aconteceu com Mark Webber e Fernando Alonso nas temporadas 2011 – 2013.

Primeiro foi o australiano que cedeu um espacinho da sua Red Bull para o então piloto da Ferrari poder voltar para o boxes depois de terminar a corrida na Alemanha com pouco combustível. Dois anos depois, o espanhol retribuiu a gentileza no GP  de Cingapura, após Webber ter abandonado a prova na volta final com problemas no carro.

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