O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, criticou duramente o excesso de regulamentação da F1 pela FIA, após um caótico GP da Arábia Saudita.
Ao reconhecer que o diretor de corridas da FIA, Michael Masi, teve um trabalho difícil em suas mãos devido á grande confusão que aconteceu em torno do circuito Jeddah Corniche, Horner fez um comentário estranho, quando disse, o esporte perdeu Charlie Whiting hoje.
Whiting era conhecido por suas decisões firmes, mas justas, durante seu tempo como diretor de corridas da FIA. Após seu falecimento, Masi assumiu a responsabilidade há quase três anos.
Masi, sem dúvida, teve hoje sua corrida mais difícil até o momento, pois houve dois períodos de bandeira vermelha, vários carros de segurança virtuais, acidentes, destroços na pista, e em seguida, uma disputa com algum comportamento indisciplinado entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, principalmente pelo lado do holandês.
Após a corrida, Verstappen declarou que a F1 agora se tornou mais sobre penalidades do que corrida.
Questionado sobre o que achava da situação, Horner disse: Estamos excessivamente regulamentados, mas existem regras sobre intervalos de no máxiom dez carros em uma volta de formação para uma relargada.
Parece que há regras demais. Parece que hoje o esporte perdeu Charlie Whiting, sinto dizer. Mas a experiência dele…. É obviamente frustrante, é difícil para Michael e os comentários, especialmente neste tipo de local e circuito, com a quantidade de detritos na pista e tipos de curvas, mas é o mesmo para todos, disse Horner.
Horner acha que haverá um grande debate sobre esta corrida depois do término da temporada, acrescentando: Acho que foi uma corrida difícil para eles hoje, havia muitos detritos na pista e outras situações.
Obviamente havia muito tráfego com controle de corrida sobre vários incidentes diferentes, e carros de segurança virtuais, relargadas e esse processo era difícil de controlar. Há muitas lições dessa corrida que serão discutidas longamente nas próximas semanas, finalizou.