A Fórmula 1 está tentando quebrar o impasse sobre seu novo formato com corridas de qualificação, 0ferecendo as equipes um acordo de compromisso para 2022.
Tendo realizado suas três primeiras corridas de qualificação no ano passado, a F1 planejava ampliar para seis corridas em 2022, começando com a equipe a etapa de abertura da temporada no Bahrein.
O formato foi adicionado as regras no ano passado, mas ainda não foi formalmente incorporado aos regulamentos de 2022. A F1 precisa do apoio das equipes para alterar as regras, e poder realizar qualquer evento com corrida de qualificação este ano.
Suas esperanças de realizar seis desses eventos, foram frustradas por três equipes que pressionaram por um aumento no limite orçamentário, para cobrir um potencial aumento nos custos de danos causados durante as corridas extras. O CEO da McLaren, Zak Brown, afirmou no mês passado que aqueles que pressionavam por aumento no custo estavam, efetivamente mantendo a categoria refém.
Todas as dez equipes enfrentam o desafio adicional de preparar os carros para um conjunto de regulamentos técnicos radicalmente revisados para a temporada de 2022.
Os eventos no novo formato deveriam ocorrer este ano originalmente no Bahrein, Ímola, Circuit Gilles Villeneuve, Red Bull Ring, Zandvoort e Interlagos.
A categoria também está considerando alterações no formato para atender as preocupações que surgiram após sua introdução no ano passado. Isso inclui aumentar o número de pontos concedidos e identificar o vencedor da pole position como o piloto que estabeleceu o tempo mais rápido em uma sessão regular de qualificação, e não com a vitória na corrida do sábado.