No programa TL1 dos canais ESPN, neste domingo (6), o piloto e comentarista de automobilismo da emissora, Felipe Massa comentou sobre as declarações de Rubinho ao Podcast Papagaio Falante, no qual ele disse que a Globo passou 11 anos zoando o próprio produto.
Massa disse, não tiro uma vírgula do que o Rubinho falou. Vai de encontro com o que eu falei no Cockpit ESPN sobre a impressa. A única pessoa da Globo que eu respeito que está atualmente lá é o Galvão Bueno, ele estimulou a minha carreira junto com a galera que está na Band fazendo a cobertura da Fórmula 1 e o Burti que saiu de lá recentemente.
Cara, e lá eles estão tendo a liberdade de ser quem eles são, na Globo eles eram obrigados a seguir a pauta editorial da emissora, que queria um salvador da pátria, um Senna. Um exemplo é a minha carreira, em 2008 quando estava lutando pelo título fui chamado pra vários programas pra dar entrevista, recebi convite até pra fazer participação especial em novela, ai 4 anos depois o Alonso estava comigo na Ferrari, fizeram uma reportagem com psicólogo falando que eu e o Rubinho não tínhamos espírito de vencedor, a gente junto venceu 22 corridas, como é que não temos espírito de vencedor? P**, ai entrevistaram o Piquet. Que exemplo tem o Piquet pra falar quem é vencedor ou não? O filho dele em 2008 estava seguindo ordens de equipe também, e a Mari (Mariana Becker) é quem fez a reportagem , e assim, a Mariana sempre me teve como ídolo, eles estavam também seguindo ordens da empresa. Aproveitando isso, qual é a moral que a Globo tem em pedir atitude se ela mesma em 40 anos de Fórmula 1 fez a mesma coisa que as equipes fazem com os pilotos com a equipe de esporte? Até o Ayrton Senna seguia ordens, como a do GP do Japão de 1991. Eles exigem tanto um piloto perfeito, que era pra eles sentarem no cockpit e tentarem fazer a mesma coisa que eu e o Rubinho fazíamos- afirmou o comentarista.
Em seguida, Massa fez uma comparação de como a sua carreira é vista no Brasil e no Exterior e sobre a influência da Globo no Brasil.
Fui chamado para ser presidente da Comissão de Pilotos da FIA essa semana. Na gestão do Jean Todt fui presidente da Comissão de kart. Quem sabe disso? Quase ninguém. Na Itália sou admirado, outro dia recebi uma homenagem na Ferrari. Mas quem sabe disso? Só repetem a mesma ladainha de Fernando is faster than you. O Rubinho falou isso e as pessoas nas redes sociais estão chamando de atrasado, p***, agora que a Globo deixou de transmitir é que a gente tem maior liberdade pra apontar os erros, não é simples ir contra a maior emissora do país, 99% das casas no Brasil pegam a Globo. E assim, se a Globo falar que você é fraco, você acaba tendo esse rótulo pro resto da vida, como eu e o Rubinho temos até hoje, e o Piquet é tratado como invejoso e rancoroso, o resultado é que muitos não sabem nem que ele é tricampeão como o Senna. Com a internet, redes sociais e outras emissoras como a nossa transmitindo as outras categorias de automobilismo, isso tem mudado um pouco, e a gente tá criando uma cultura de automobilismo, não de um Messias que vai levantar a bandeira do Brasil. Aí os caras ainda perguntam: porque você não falou antes? p***, quando a gente guiava quase ninguém tinha internet, a galera praticamente só assistia televisão, então é cômodo criticar, concluiu Massa.