FIA anuncia saída de diretor de prova em polêmica do GP de Abu Dhabi da F1

Michael Masi

Michael Masi não é mais o diretor de prova da F1. Nesta quarta-feira (17), a FIA anunciou a saída do dirigente do posto, deixando a possibilidade de assumir outro cargo, além de outras mudanças essenciais para a temporada 2022.

A entidade máxima do automobilismo liberou um vídeo nesta manhã, no mesmo horário do lançamento do carro da Ferrari, realizando o comunicado. Quem estava na apresentação foi Mohammed Ben Sulayem, novo presidente da organização.

Para o campeonato que inicia em março, a FIA nomeou dois novos diretores: Eduardo Freitas, atualmente diretor de provas do Mundial de Endurance, e Neils Wittich, com passagens pelo DTM e Fórmula E. Ambos vão se revezar nas etapas.

Ainda, foi enxergada a necessidade de implementar novas ferramentas para ajudar na análise de lances polêmicos. Uma é o centro de Controle Virtual, algo semelhante ao VAR no futebol, que vai ser para ajudar a aplicar o regulamento esportivo usando as ferramentas tecnológicas mais modernas.

Outro ponto que muda para 2022 é a comunicação de rádio entre equipes e o dirigente. As conversas não serão mais transmitidas ao vivo para não adicionar mais pressão ao direto durante as corridas.

Masi esteve no centro de toda a polêmica da decisão da temporada 2021 da F1. O então diretor de provas tomou atitudes não previstas no regulamento na relargada do safety-car, e posteriormente, foram liberados rádios em que mostravam que acatou sugestões da Red Bull sobre o que deveria ser feito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *