Valtteri Bottas deixou o Catar sem nenhum ponto. O piloto da Mercedes não conseguiu fazer funcionar sua estratégia de um pit- stop em Losail.
Após o furo no pneu, o finlandês pode continuar, mas acabou não completando a corrida. De acordo com Marc Priestley, não foi apenas falta de sorte, mas Bottas teve um desempenho muito ruim.
Seu companheiro de equipe Lewis Hamilton venceu a corrida de forma brilhante e Max Verstappen terminou em segundo, conseguindo o ponto extra pela volta mais rápida. A Mercedes ainda teve sorte quando o segundo pit- stop de Sergio Pérez o impediu de alcançar Fernando Alonso, permitindo que a Red Bull marcasse ainda mais pontos. A classificação do campeonato de construtores está extremamente apertada, apenas cinco pontos separam a líder Mercedes da rival Red Bull.
Como resultado, Bottas largou do lado ruim da pista e também foi assim o seu começo. A diferença para os rivais ao título muito clara novamente. Ele simplesmente não tem a determinação para vencer que esperamos de Lewis Hamilton. No entanto, vimos isso em Verstappen, que abriu caminho dentro das possibilidades.