A Mercedes optou por não apelar contra os resultados do GP de Abu Dhabi, assim, confirmando oficialmente Max Verstappen como Campeão Mundial de Fórmula 1 de 2021.
Depois que seus dois protestos no final da corrida em Abu Dhabi foram negados pelos comissários, a Mercedes apresentou sua intenção de apelar contra o resultado. O prazo para isso, se encerrava nesta quinta-feira.
Após decisão da FIA, comunicada na noite de quarta-feira, de revisar o processo e analisar sua governança, a Mercedes optou por não fazer a apelação.
Verstappen irá, assim, receber o seu troféu de campeão na festa de gala da FIA, esta noite em Paris.
Abaixo a declaração completa da Mercedes:
Saímos de Abu Dhabi sem acreditar no que havíamos presenciado. Claro, faz parte do jogo perder uma corrida, mas é algo diferente quando você perde a fé nas corridas.
Junto com Lewis, deliberamos cuidadosamente sobre como responder aos eventos no final da temporada da Fórmula 1. Sempre fomos guiados por este esporte e acreditamos que todas as competições devem ser vencidas por mérito. Na corrida de domingo, muitos sentiram, inclusive nós, que a forma como as coisas se desenrolaram não estava certa.
O motivo pelo qual protestamos contra o resultado da corrida no domingo, foi porque os procedimentos do safety car foram aplicados de uma nova maneira, que afetou o resultado da corrida, depois que Lewis estava na liderança e a caminho de vencer o Campeonato Mundial.
Apelamos no interesse da justiça esportiva, e desde então, temos mantido um diálogo construtivo com a FIA e a Fórmula 1 para criar clareza para o futuro, de modo que todos os competidores conheçam as regras sob as quais correm e como serão aplicadas. Assim, saudamos a decisão da FIA de instalar uma comissão para analisar minuciosamente o que aconteceu em Abu Dhabi e para melhorar a robustez das regras, governança, e tomadas de decisão na Fórmula 1. Também agradecemos que eles tenham convidado as equipes e pilotos para participar do processo.
A equipe Mercedes- AMG Petronas trabalhará ativamente com esta comissão para construir uma Fórmula 1 melhor, para cada equipe e todos os fãs que amam este esporte tanto quanto nós. Responsabilizaremos a FIA por esse processo, e por meio deste, retiramos nosso recurso.
E, por último, embora este Campeonato de Pilotos não tenha terminado da maneira que esperávamos, não podíamos estar mais orgulhosos de nossa equipe.
Lewis, você é o maior piloto da história da Fórmula 1 e deixou seu coração de lado a cada volta desta temporada incrível. Você é um esportista impecável dentro e fora da pista e teve um desempenho impecável. Como um concorrente puro e um modelo para milhões de pessoas em todo mundo, nós o saudamos.
Finalmente, para cada uma das mulheres e homens qualificados e apaixonados da equipe Mercedes-AMG Petronas F1 em Backley e Powertrains de alto desempenho em Bixworth: Você escreveu um capítulo histórico na história das Flechas de Prata ao vencer o oitavo Campeonato de Construtores, em sequência. Está é uma conquista sem precedentes.