A Red Bull não acredita que o conjunto de novos regulamentos da F1 deste ano, ofereça as equipes a chance de repetir o surpreendente sucesso do título da Brawn GP em 2009.
Ressuscitado das cinzas da tentativa fracassada da Honda na F1, Ross Brawn assumiu a equipe e conquistou o campeonato de construtores e de pilotos com Jenson Button.
A diferença foi a brecha detectada no regulamento por Brawn e sua equipe, com relação ao difusor duplo, e que deu a Button seis vitórias nas primeiras sete corridas.
Quando as outras equipes aderiram ao sistema, já era tarde demais, pois Button conseguiu segurar seus rivais e conquistar seu título na penúltima corrida no Brasil.
Embora as novas regras da F1 para este ano tenham alterado consideravelmente a aerodinâmica dos carros, elas foram projetadas de forma a limitar a possibilidade de outra bala de prata, vir a tona, como o difusor duplo, por exemplo.
Descartando essa perspectiva, o conselheiro da Red Bull, Helmut Marko disse: O difusor duplo era uma coisa política naquela época. Com as equipes padrão como Mercedes e Red Bull têm hoje, com simulação, computadores e todos os recursos, eu não acredito nisso.
Marko disse que espera pelo menos ver corridas mais disputadas, depois de testemunhar Max Verstappen e Lewis Hamilton pilotando uma classe própria no ano passado.
Esperamos que o grid se aproxime, acrescentou Marko. Porque basicamente, os dois deram uma volta no grid. Mas acho que o equilíbrio de poder permanecerá o mesmo. Talvez a Ferrari dê outro passo e vença uma corrida ou duas por conta própria.
A evolução que eles tiveram no motor no ano passado foi clara, e pelo que você ouve, eles também estão indo muito bem quando se trata de e-combustíveis. Mas você precisa de consistência ao longo do ano, finalizou.