Andreas Nikolaus Lauda, mais conhecido como Niki Lauda, foi um automobilista austríaco. Era proprietário da companhia Lauda Air e diretor da equipe Mercedes GP de Fórmula 1 ligada a fábrica Mercedes Benz.
Nasceu em 22 de fevereiro de 1949 em Viena na Áustria.
Participou do campeonato Mundial de Fórmula 1 entre 1971 a 1979 e de 1982 a 1985, disputando 177 Grandes Prêmios, obtendo 25 vitórias, 24 pole positions e 24 melhores voltas, totalizando 419,5 pontos. Considerando um dos melhores pilotos da história da Fórmula 1, sagrou-se tricampeão mundial em 1975, 1977 e 1984, e é o único piloto até hoje a ser campeão tanto pela Ferrari quanto pela McLaren, Pilotou para as equipes: MARCH, BRM, Ferrari, Brabham e McLaren.
Lauda também foi por muito tempo lembrado, pelo grave acidente que sofreu em Nurburgring em 1976. Onde seu carro se incendiou, e Lauda ficou preso nas ferragens por vários minutos, quase lhe tirou a vida. Um padre chegou a ser chamado ao hospital para dar a extrema unção. Mas apesar de todos os esforços, as graves queimaduras lhe custaram parte da orelha direita.
Volta as pistas;
Lauda ainda voltaria a correr no mesmo ano de 1976 e só perderia o título mundial na corrida, o Grande Prêmio do Japão ( estreia no calendário ) para o inglês James Hunt. Em 1977, obteve 3 vitórias e recuperou o título mundial.
Ao final daquele ano, abandonaria a Ferrari para juntar-se a Brabham- Alfa Romeo, dirigida por Bernie Ecclestone. A parceria lhe rendeu duas vitórias e cinco pódios em 1978, mas a frequência de quebras o deixou fora da disputa pelo título. Em 1979, marcou apenas quatro pontos. Os maus resultados fizeram Lauda voltar suas atenções para a companhia aérea que acabara de fundar e, assim, deixou a Fórmula 1.
Durante o período em que ficou afastado, além de administrar sua empresa de aviação, Niki Lauda chegou até ser comentarista e repórter de Fórmula 1 para um canal de televisão austríaco. Entretanto, Lauda recebeu proposta milionária da McLaren para voltar as pistas em 1982. Após duas corridas de readaptação, Lauda venceu no seu novo time, O Grande Prêmio da Grã-Bretanha, em Brands Hatch, no seu retorno terminou em 5a na classificação final. Em 1983, sem condições de acompanhar as equipes com motor Turbo, Lauda pouco pôde fazer no campeonato, nenhuma vitória e apenas dois pódios: 3a no Grande Prêmio do Brasil em Jacarepaguá e o 2a no Grande Prêmio do Oeste dos Estados Unidos em Long Beach. Faltando quatro provas para o término, a McLaren iniciava o desenvolvimento com o motor Porsche, financiada pela TAG; o piloto austríaco terminou o ano 10a lugar. Para a temporada de 1984, iniciou o ano desacreditado, e seu companheiro de equipe, o francês Alain Prost, era o favorito ao título. Após 5 vitórias ( contra 7 de Prost ), Lauda seria campeão mundial pela terceira vez, com apenas meio ponto de vantagem ( Prost marcara apenas metade dos pontos – 4,5 – da vitória do Grande Prêmio de Mônaco, (encerramento prematuramente por causa da chuva). Lauda ia para a defesa do título em 1985, mas sem motivação, obteve apenas 1 vitória e abandonou 12 das 15 provas do ano, Sua última prova na carreira foi o Grande Prêmio da Austrália (estreia no calendário), porém abandonou-a após um acidente no final da reta Brabham. Encerrou sua carreira na categoria em 10a na classificação final.
Lauda permaneceu muitos anos afastado da Fórmula 1, gerando sua empresa de aviação, retornando como consultor técnico extraordinário da Ferrari nos anos 1990. Em 2001, foi contratado pela Jaguar para assumir as funções de diretor técnico, mas resultados inexpressivos levaram-no a demissão em 2003.
Em setembro de 2012, foi nomeado presidente não executivo da equipe Mercedes. Participou das negociações que trouxeram Lewis Hamilton para a equipe alemã no final de 2012.
Em 2013, o filme contou a história do campeonato mundial de 1976 e a disputa do título entre Niki Lauda e James Hunt. Seu intérprete nessa produção foi o ator alemão Daniel Bruhl.
Vida Privada
Lauda casou-se em 1976 com Marlene Knaus e tiveram dois filhos, Mathias Lauda e Lukas Lauda.
Divorciaram-se em 1991.
Em 2008, casou-se com Birgit Wetzinger, uma hospedeira de bordo da sua companhia de aviação. Em 2005, Birgit doou um rim a Lauda, quando o rim que este recebera do irmão em 1977 falhou. Em Setembro de 2009, tiveram dois filhos gémeos.
Lauda faleceu em 20 de maio de 2019, devido a problemas renais. O ex-piloto havia passado por um transplante de pulmão em agosto de 2018 e, apesar de uma boa recuperação inicial, seu estado de saúde se deteriorou nos meses seguintes.
Fica aqui o nosso registro sobre o Niki Lauda, e no dia de seu aniversário de 73 anos, estamos reverenciado este GRANDE campeão!