A Lotus está comemorando 50 anos da conquista do primeiro título de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1. Foi exatamente em 1972 que a equipe ganhou o campeonato de pilotos e de construtores da categoria. E é claro que essa data não passaria em branco. Para celebrar o feito, a fabricante britânica acaba de lançar um a edição especial do EVIJA, um dos carros de produção mais potente do mundo, em homenagem ao piloto brasileiro.
Ao todo, 130 exemplares do Lotus Evija serão produzidos. No entanto, apenas oito serão dedicados a série especial chamada de Emerson Fittipaldi. Aliás, o número está longe de ser aleatório, já que o 8 foi justamente o numeral usado pelo piloto durante a temporada de 1972.
Só que essa é a única lembrança de Emerson Fittipaldi presente no superesportivo. O Evija também traz uma pintura feita a mão em preto e dourado, exatamente as mesmas cores do Fórmula 1 Type 72.
Há ainda um número oito no pilar B do veículo, enquanto a traseira traz uma série de grafismos para comemorar as cinco vitórias conquistadas por Emerson Fittipaldi nas 11 corridas daquele ano.
O interior do Evija traz o mesmo padrão de cores do exterior, mas o que mais chama a atenção são os pedais, as molduras de saída de ar e os botões pintados em um dourado brilhante. No painel, a assinatura do bicampeão mundial ainda foi bordada, também a mão.
Como se não bastasse todas as peculiaridades criadas para homenagear uma lenda, o que mais impressiona, na verdade, é o conjunto mecânico. O Lotus Evija é elétrico, mas entrega impressionantes 2,040cv de potência e 173,8 kgfm de torque.
Com essa configuração; o superesportivo acelera de 0 a 100 km/h em menos de três segundos e vai de 0 a 300 km/h em impressionantes nove segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 350 km/h. Ainda assim, a autonomia é de 402 km.
A marca não informou o preço do Lotus Evija Fittipaldi, mas nem foi preciso. Isso porque as oito unidades do superesportivo já estão reservadas e as entregas devem começar no início de 2023. Isso quer dizer, que nem deram a chance de eu Thierry Balaclava F1, reservar uma unidade?! kkkkkk