MCLAREN MP4-22, PRIMEIRA VITÓRIA DE LEWIS HAMILTON NA F1

McLaren MP4-22 primeira vitória de Lewis Hamilton GP de Montreal de 2007

A temporada 2007 testemunhou a estreia de Lewis Hamilton na Fórmula 1. Aos 22 anos, o inglês teve a oportunidade e a confiança da McLaren, equipe que o apoiou desde o kart, para a vaga de titular, ao lado de Fernando Alonso, que tinha acabado de vencer o seu bicampeonato. Para aquele Mundial, o time inglês entregou aos dois pilotos o carro MP4-22.

O modelo foi projetado por Paddy Lowe, Neil Oatley, Paty Fry, Mike Coughlan e Simon Lacey com Mario Illien no comando do motor Mercedes. O MP4-22 tinha linhas aerodinâmicas arrojadas e conceitos avançados em termos de engenharia. O design da asa dianteira chamava a atenção pela eficiência. Lewis Hamilton e Fernando Alonso conquistaram oito vitórias conduzindo o MP4-22, Além de oito poles e cinco voltas mais rápidas. Foram 24 pódios e 16 posições na primeira fila.

FICHA TÉCNICA:

CHASSI: Modular em fibra de carbono

MOTOR: Mercedes F0108T 2.4 V8

TRANSMISSÃO: Caixa de câmbio semi-automática, sete machas á frente e uma ré

PESO: 605 kg

PNEUS: Bridgestone

COMBUSTÍVEL: Mobil

LUBRIFICANTE: Mobil

PROJETISTAS: Paddy Lowe ( Diretor de Engenharia ),

Neil Oatley ( Diretor de Design e Desenvolvimento ),

Pat Fry ( Engenheiro-chefe ),

Mike Coughlan ( Desenhista-chefe ) e

Simon Lacey ( Chefe de Aerodinâmica )

Naquele ano, o carro prata e vermelho da McLaren se mostrou um dos melhores do grid, o que permitiu Hamilton e Alonso travarem uma disputa acirrada pelo título até a última corrida do campeonato, em Interlagos. Por conta das desavenças entre os dois companheiros de equipe, Kimi Raikkonen, da Ferrari, acabou tirando proveito e levou o campeonato daquele ano.

A PRIMEIRA VITÓRIA DE HAMILTON:

A Fórmula 1 chegou no Canadá na temporada 2007 em meio a uma batalha entre os dois companheiros de equipe. Até aquele ponto do campeonato, o espanhol e o inglês apareciam empatados em número de pontos na tabela de classificação ( 38 ), embora Alonso estivesse na liderança por conta dos triunfos, na Malásia e em Mônaco. Em início avassalador, Hamilton ainda não havia vencido, mas somava quatro segundos lugares e um terceiro. A corrida em Montreal era a sexta daquele ano, e Lewis aprendeu fácil aquele novo circuito, andando rápido desde o início. Tanto é assim que conquistou a primeira pole de sua carreira.

Quando as luzes se apagaram no grid, Lewis partiu bem da primeira posição e impediu o ataque de Fernando Alonso, que se colocou pelo lado de fora na entrada da primeira curva. Só que, sem espaço, o espanhol acabou cortando pela área de escape, e isso o fez perder o segundo lugar para o Nick Heidfeld. O problema era que, lá na frente, o inglês não dava chances a ninguém.

A corrida no Circuito Gilles Villeneuve também foi bem tumultuada e marcada por quatro períodos de safety-car. A intervenção mais séria do carro de segurança se deu diante do grave acidente sofrido por Robert Kubica.

Na ponta e alheio a todo o drama e disputa vivido pelo pelotão, Hamilton cruzou a linha de chegada com quase 5s de vantagem para Heidfeld. Eu estou em outro planeta depois disso. Simplesmente não consigo encontrar palavras para descrever como me sinto ao vencer minha primeira corrida na F1, disse Lewis Hamilton após o pódio e a celebração com a champagne.

Começa aqui no meu BLOG, todas as histórias dos carros de F1, ao qual eu tenho uma grande coleção de miniaturas, nas escalas de 1:18, 1:20, 1:32 e 1:64, assim como esta de hoje da Equipe McLaren MP4-22, vou estar contando todas as curiosidades e informações de cada modelo e equipes e de pilotos.

Aceleraaa com a gente, Balaclava F1.

Edição número 1. McLaren MP4-22 ANO: 2007 – Lewis Hamilton primeira vitória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *