Mercedes e Red Bull fecharam 2021 no topo do ranking. Após os primeiros três dias de testes, as duas equipes também estão de volta ao topo. O analista da Sky Sports e ex-piloto de F1, Johnny Herbert, acredita que a Mercedes pode ter uma vantagem sobre a Red Bull no início da temporada.
A vantagem que Herbert acha que verá na Mercedes, tem tudo a ver com o teto orçamentário, cujos primeiros passos foram introduzidos no ano passado. Em áreas estritamente definidas, as equipes estão vinculadas a um orçamento máximo. A razão para isso é tornar a concorrência entre as dez equipes da F1 mais justa. Este ano marca o próximo passo no plano e as equipes terão ainda menos dinheiro para gastar.
Segundo o britânico, a Mercedes pode ter jogado uma estratégia de longo prazo em 2021 para estar a frente de seus rivais em 2022. Herbert então comparou as estratégias de desenvolvimento das duas principais equipes em 2021. Eles (Mercedes) não gastaram muito no ano passado. Sua maior atualização foi em Silverstone. A Red Bull, por outro lado, apresentou uma atualização em quase todas as corridas, disse Herbert que acredita que a Mercedes optou deliberadamente por poucas, mas grandes atualizações, para usar o orçamento que deixaram com antecedência para desenvolver o W13.
A conclusão que Herbert tira de seu argumento é: Acho que Lewis Hamilton e a Mercedes serão favoritos novamente em 2022, concluiu.