O ex-piloto e bicampeão de F1, Mika Hakkinen, afirmou que a corrida na Arábia Saudita não foi positiva e criticou o perigoso confronto entre Lewis Hamilton e Max Verstappen.
Depois da ação de Verstappen, que provocou a batida de Hamilton na traseira do carro da Red Bull, os comissários aplicaram uma penalidade de 10 segundos ao holandês, e também acrescentaram dois pontos de penalidade em sua superlicença.
Hakkinen, escrevendo em seu blog no Unibet, afirmou que a situação foi complicada pela forma de comunicação entre as várias partes, mas que a maneira como se desenrolou foi perigosa.
Com Max sendo solicitado a devolver a liderança para Lewis, a maneira de fazer isso era clara, disse ele. Quando você tem que deixar um carro passar, só há uma maneira de fazer isso com segurança. Isso é fazer um movimento claro para o lado, sair ligeiramente do acelerador e permitir que o seu concorrente ultrapasse.
O que aconteceu em Jeddah foi perigoso. Também sabemos agora que, embora Max tenha recebido instruções para permitir a passagem de Lewis, Lewis ainda não havia sido informado sobre isso, e ficou momentaneamente confuso. Como resultado, acho que as equipes e a FIA precisarão examinar o processo, e talvez a tecnologia, usada para enviar mensagens aos pilotos.
Acho que Max não estava tentando forçar um colisão que poderia facilmente ter colocado os dois carros fora da corrida, algo que ajudaria muito o holandês.
Em vez disso, ele estava tentando forçar Lewis a ultrapassá-lo naquele ponto. No entanto, a maneira como ele diminuiu a velocidade e a posição do carro na pista foram definitivamente um problema. A FIA revelou que o carro de Max produziu 2,4 G de força na frenagem.
Para se ter uma ideia de como é isso, um carro de rua de alto desempenho com ABS, produzirá cerca de 1,2 G sob frenagem máxima. Foi quase o dobro disso, e pudemos ver Max desacelerando da oitava para a terceira marcha no processo, disse ele.
Seja qual for o motivo, não foi uma corrida positiva e a FIA acertou em aplicar uma penalização para Max depois da corrida. Embora possamos discutir sobre o tamanho da penalidade, considerando que não alterou os resultados, a mensagem é clara.
A direção perigosa levará a uma penalidade, e se a FIA observar uma repetição desse tipo de atitude em Abu Dhabi, acredito que a penalidade será severa e imediata.
Vencer o campeonato deve significar velocidade, precisão, habilidade de corrida e provar que você pode derrotar o outro piloto em uma luta direta, uma luta esportiva, disse o bi-campeão.