Cada cidade tem seus símbolos;: sejam eles pequenos ou grandes, mais ou menos famosos. Se Roma tem o Coliseu, e Veneza os seus canais com gondoleiros, a cidade de Maranello tem a Ferrari.
Para qualquer italiano é uma associação automática de ideias, pensar na cidade, que fica na província de Modena, e instantaneamente na vermelha mais amada pelos italianos! Portanto, inclua uma visita ao Museu da Ferrari se passar ali por aqueles lados.
Como era de se esperar, o Museu da Ferrari de Maranello é bem tecnológico, porque além de pura beleza, a Ferrari também é pura tecnologia.
Além dos carros, há cockpits e motores desmontados. vídeos nos quais são contados vários momentos da história da marca, e há até cópias gigantes dos esboços feitos por Pinifarina.
A grandeza da fábrica da Ferrari já se nota quando a gente ainda nem entrou no local: uma verdadeira Ferrari, engaiolada na entrada, algumas Ferraris estacionadas e todo mundo querendo tirar fotos do lado, e o cavalinho, ali imponente nos dando o seu bem-vindo! Se você for apaixonado (a) pala cor vermelha, estará no lugar certo!
Logo depois da entrada, uma das primeira coisas que nos chama a atenção é a frase outrora proferida por Enzo Ferrari: A vitória mais bonita é aquela que ainda está por vir.
Em seguida, há um lindíssimo protótipo cinza de 1968, que forma uma policromia complementar com o futuro amarelo e o cavalinho preto.
Também a carros de Fórmula 1 dos anos 40 e uma galeria que mostra todos os pilotos da Ferrari, inclusive……. Rubinho Barrichello.
Há carros nos quais também encontra-se gravado o nome de quem o pilotava.
Pode-se dizer que é um museu muito interativo, porque além dos carros, motores, vídeos, etc., quem tem tempo e interesse em ler as placas e os posters nas paredes, pode aprender muito.
No museu também há pequenas curiosidades, como, descobrir que a Shell cria bombas de gasolina exclusivamente para abastecer os carros da F1 da Ferrari. Ou o modelo dirigido por Steve McQueen no filme Le Mans.
E sabem aquele momento crucial da mudança dos pneus? Aqui você pode ver um deles de bem pertinho! E inclusive mudar um pneu, mas esse serviço deve ser reservado com antecedência pelo e-mail ao museu da Ferrari: museo@ferrari.com
Mas se ainda não estiver satisfeito e quiser curtir a sua visita, saiba que é possível viver ao vivo e a cores a emoção de dirigir uma Ferrari modelo F1: Há simuladores semi-profissionais para adultos e também para crianças.
A visita ao museu pode ser encerrada com um lanche na cafeteria e uma passadinha na loja de souvenirs. Há de tudo para todos os gostos e bolsos: camisetas, óculos de sol, perfumes e gadgets variados, como, por exemplo: Ferraris em miniatura.
Preços:
Preço do bilhete inteiro: 15 Euros
Preço do bilhete com desconto: 5 Euros para menores de 19 anos acompanhados com alguém que também vai visitar o museu, 10 euros para menores (sem acompanhantes) e idosos acima de 65 anos.
Preço do simulador: 25 euros para cada 10 minutos de uso.
Boa viagem!!