O fato recebeu uma ênfase ainda maior porque Eddie Jordan, um ex-piloto que agora dirigia sua própria equipe de Fórmula 3 – o passo seguinte da Fórmula 2000 -, telefonou para Senna e perguntou se ele gostaria de testar o carro em Silverstone, no circuito do clube, que é mais curto. Senna aceitou o convite e, imediatamente, igualou o tempo que o piloto de Jordan tinha feito e que lhe garantira a pole position na corrida anterior. Senna chegou a fazer alguns ajustes no carro. Eram ajustes de piloto; ele queria ajustar o carro para ele, disse Jordan. Senna saiu de novo e se tornou um dos primeiros pilotos a fazer 53 segundos no circuito do clube. Aquilo era surpreendente. Absolutamente espantoso.
Calvin Fish, de sua parte, mantinha um relacionamento curioso com Senna. A rivalidade vinha antes da amizade, mesmo apesar de a equipe dele e a de Senna estarem sediadas em Snetterton e, por definição, frequentarem os mesmos lugares. Fish se lembra especialmente de uma corrida em Snetterton. Tentei ultrapassá-lo na reta oposta, e ele me empurrou para a grama. Ele queria tanto a vitória que estava preparado para agir com sangue-frio. Faria tudo o que fosse preciso e chegaria a extremos. Não havia nada grande contra o qual bater, como um muro, quando saí da pista. Sua reação ao incidente foi dizer: bom, qual é o problema? Ele realmente não conseguia perceber que não estava certo.
Rushen admite: Ayrton jogou Fish na grama e lá o manteve o tempo todo até as Esses. Os organizadores fizeram um inquérito e Senna disse a Rushen: eles estão pegando no meu pé porque sou brasileiro. Mas Rushen julga que não tinha razão, então, acrescenta: mas ele era tão intenso, queria tanto aquilo.
O companheiro de equipe Kenny Andrews foi testemunha do gênio em ação. Em uma das primeiras corridas, em Snetterton, os freios de Senna foram danificados ao passar sobre os destroços de uma colisão – de fato, ele ficou completamente sem os freios dianteiros. Reduziu a velocidade, e Andrews e alguns outros o ultrapassaram. Então Senna adaptou o seu estilo de pilotagem de modo a usar os freios traseiros – daí, ultrapassou todos e venceu. Depois disso, Andrews perguntou a Senna o que ele ( Andrews ) estava fazendo de errado, e Senna respondeu. você freia muito cedo nos Esses. Eu estava freando depois de você e tinha só os freios traseiros.
Em outra ocasião, em Oulton Park, Senna e Andrews estavam correndo muito próximos um do outro e se aproximaram de uma curva chamada Cascades ( Cascatas , a qual, explica Andrews, é uma curva rápida, descendente a esquerda. É muito traiçoeira, e, mais ou menos na terceira volta, o pneu traseiro de Senna explodiu. Ele estava na quarta marcha a 200 km/h, e o carro derrapou. Estava totalmente de lado na curva de câmber negativo – e não tinha jeito de sair dela. Reduzi imediatamente, tentando escapar dele. Achei que não conseguiria desviar. Então vi a sua habilidade. Ele controlou o carro até ficar de frente novamente; fiquei abismado com aquele controle. Ele entrou na curva com três rodas e também na seguinte. Só então ele encostou e me deixou passar.
Havia um café a cerca de dois quilômetros da estrada principal de Snetterton, batizado com o nome do proprietário Ed Devlin, onde os jovens corredores se reuniam e onde Senna e Gulgemin comiam beirutes. Senna e Ed tinham uma amizade tão estreita que a esposa de Ed cortava o cabelo de Senna na cozinha.
Calvin Fish também frequentava o café, claro. Ele e outros pilotos costumavam jogar um jogo de video game chamado Space Invaders – exceto Senna, que apenas assistia atentamente ao fundo. Não acho que ele estava sendo antipático; acho que não gostava de estar em ambiente competitivo sobre o qual não tinha controle, disse Fish, que, como os demais, só conseguia passar para a fase avançada do jogo, mas nunca além. De repente, um dia, Ayrton quis jogar. Descobrimos que as vezes, durante a tarde, ele ia lá jogar.
A primeira coisa que aprendeu foi como chegar aquela fase e, quando chegou, deu duro para passar para a próxima. E foi a primeira pessoa a conseguir isso.
Exceto por outra tentativa malsucedida de conquistar o campeonato mundial de kart, dessa vez em Kalmar, na Suécia, Senna dominou a temporada de Fórmula Ford 2000 e pilotou em cinco circuitos europeus. Nesse período, conheceu um afável e coroado neozelandês. Dick Bennets, que dirigia uma equipe de Fórmula 3 de muito sucesso, a West Surrey Racing. Bennets lembra-se de que Senna não considerava Mansilla um grande piloto e que ficara impressionado com o fato de Bennets ter sido capaz de torná-lo campeão de Fórmula 3. ( Continuaremos )