Ayrton Senna supera imprevisto, intempérie e exaustão física para triunfar em Estoril.
Na véspera do Grande Prêmio de Portugal de 1985, enquanto todos temiam a tempestade que se anunciava no dia seguinte sobre Estoril, o pai de Ayrton Senna, Milton da Silva, confessava ao repórter José Antônio Gerheim sua torcida particular pelas águas. E explicava porque ele e a esposa, dona Neyde, estariam presentes no circuito, mesmo que um toró de proporções bíblicas caísse em Portugal.
Sei que não veremos nada. Pela televisão, em casa, até seria melhor acompanhar a corrida. Mas, no caso do Ayrton vencer, o que sei que é muito difícil, nada compensará o prazer de estar junto dele, depois da corrida.
De fato, a confortável vantagem registrada no resultado oficial da prova escondia a quantidade de obstáculos que Senna teve que superar até trazer a Lotus de volta para os boxes, quando receberia, em família, o abraço da vitória. Tudo, então, valeria a pena.
SUSTO MATUTINO
Na manhã de domingo, horário de Portugal, as máquinas aceleraram na última sessão de treinos livres, na qual são feitos os ajustes finais para a corrida. Mais uma vez, Senna vinha bem, dividindo 0s melhores tempos com Elio de Angelis. Até que, sem nenhum aviso prévio, sua caixa de câmbio quebrou – e, como se descobriria na sequência, também o motor. A três horas do início da prova, o brasileiro via sua Lotus guinchada, desmontada e reconstruída.
Largar com uma nova caixa de câmbio e com um novo motor representava uma incógnita, ainda mais adiante da anunciada chuva que finalmente começava a cair em Estoril. Desde que chegara a Lotus, o piloto ainda não havia tido a oportunidade de pilotar em asfalto molhado.
Eu estava completamente perdido naquelas condições, porque não tinha a menor ideia de como o carro se comportaria naquela pista com tanta água, declarou Senna ao jornalista Mike Doodson. Além disso, estava com o tanque cheio, então fui muito devagar nessas voltas, para não bater antes mesmo de começar. Não tive coragem nem de testar a arrancada do motor.
Já nas primeiras voltas de corrida, mais acostumado com o carro, Senna começou a pisar mais fundo. E, logo, o circuito era só dele.
LUTA INVISÍVEL
Como seu Milton bem lembrara, seu filho adorava pilotar na chuva. Mas, ainda que, aos olhos do público, Senna tenha levado a Lotus com extrema tranquilidade em Estoril, dentro do cockpit a batalha foi feroz. Posso dizer que, embora tenha liderado a corrida, inúmeros momentos de perigo, devido ao estado da pista, quando parecia que não iria conseguir controlar o carro, explicou ao Jornal do Brasil. Pela primeira vez, tive tremura e câimbras. Quando a corrida acabou e eu queria a todo custo sair do carro, extravasar minha alegria e emoção, a perna direita não obedecia, parecia imobilizada, completou. Foi uma barra.
Mesmo com a vitória, Senna não aliviou para a direção do Grande Prêmio, que, na opinião do piloto, deveria ter determinado a suspensão da prova muito antes de duas horas. É um absurdo realizar uma corrida nessas condições. Em Mônaco, no ano passado, chovia menos e a corrida foi interrompida, quando eu ia ultrapassar Prost e vencer. Aqui em Portugal, ela foi disputada até o fim, alfinetou, lembrando a polêmica decisão que deu a vitória ao francês em 1984. Mas veio a compensação e eu venci uma prova muito mais perigosa e difícil, quando tinha que controlar a pista e a mim mesmo.
Uma pequena mostra da dificuldade dessa corrida: ao tentar roubar a segunda posição de Elio de Angelis, na metade da disputa, Prost aquaplanou na reta, rodou como um pião, bateu na guia de proteção e abandonou a corrida.
Confirmou ai, o respeito de todos pelo Ayrton Senna e a outras vitórias contaremos aqui no Almanaque do Senna.
I’m extremely impressed together with your writing skills and also with the format on your weblog. Is that this a paid theme or did you modify it your self? Either way stay up the excellent quality writing, it’s rare to look a nice blog like this one these days!
Thank you very much for the feedback, keep accelerating with us, Balaclava F1.
Happy to explore discussions, share thoughts, and pick up new insights throughout the journey.
I like hearing diverse viewpoints and sharing my input when it’s helpful. Interested in hearing different experiences and building connections.
Here’s my website:AutoMisto24
https://automisto24.com.ua/
That´s cool, I´ll check out your website! Tks