Sem dar chance para o azar, Ayrton Senna descontou a frustração pela desclassificação no Rio de Janeiro com uma vitória categórica em Imola.
Ao chegar no autódromo Enzo e Dino Ferrari para o início dos preparativos para o Grande Prêmio de San Marino, em 28 de abril de 1988, Ayrton Senna anunciou: No Rio, o carro andou bem. Aqui, vai andar melhor. Aquele não era um simples palpite. O brasileiro falava com conhecimento de causa: nas semanas anteriores, sua McLaren havia feito o melhor tempo nos testes de simulação para a corrida, realizados também na Itália, mas em Monza. Nem mesmo o acidente no final da última sessão na pista tirou Senna da condição de piloto mais rápido.
Só não adiantava perguntar para Ayrton Senna mais detalhes da batida, que, felizmente, não lhe causou nem um arranhão. Tudo foi muito rápido. Estava a 255 ou 260 km/h. De repente, o carro deu um giro de 360 graus, procurei controlá-lo, mas uma fração de segundo depois estava batendo no guard rail. Não deu pra lembrar o que aconteceu.
É TETRA
No primeiro duelo com Alain Prost, na sexta-feira com tempo seco e pista úmida, o francês levou a melhor: 1m41s278 contra 1m41s597. Ayrton, que vinha em uma crescente e acabava de registrar sua melhor marca, lamentou o fato de a sessão ter se encerrado segundos antes de iniciar uma nova volta. Tenho certeza que baixaria de 1m41s se desse mais aquela volta.
Mas haveria uma nova oportunidade no sábado, com asfalto totalmente seco. E Senna não desperdiçou: com incríveis 1m27s148, superou os 1m27s919 do francês e garantiu a primeira posição no grid de largada. Era a quarta vez consecutiva que Senna sairia na pole em Imola, mantendo a performance conquistada em 1985, 1986 e 1987 pela Lotus.
A confiança do brasileiro em seu carro era tão grande que nem a possibilidade de chuva no domingo diminuía seu otimismo. Com chuva, a corrida fica perigosa, mas temos de correr com qualquer tempo e o carro vai bem em qualquer pista, como mostramos de manhã, afirmou após o último treino de classificação, elogiando a máquina.
A McLaren não é apenas um carro veloz. Ela já provou que é muito confiável e não tenho dúvidas de que teria chegado bem no Rio se não fosse aquele erro na partida. Tínhamos um carro novíssimo, que estreou praticamente na primeira prova do campeonato. Agora, depois de muito trabalho dos técnicos da McLaren e da Honda, é um carro provado.
NOTA 10
Faltava então Senna ser colocado á prova, já que sua primeira corrida a bordo da McLaren não valeu. E, ao vencer o Grande Prêmio de San Marino de forma irretocável, Ayrton passou com louvor no teste.
Estou feliz porque terminou a minha má-sorte em Imola. Ainda não havia vencido aqui, apesar de ter saído várias vezes na pole position, lembrou aliviado. O brasileiro também fez questão de registrar que, ao contrário do que sua liderança de ponta a ponta sugeria, foi preciso suar muito para conquistar a primeira vitória na nova equipe.
Apesar da clara vitória, quero esclarecer que não foi fácil ganhar, por causa da preocupação com o combustível e, também, com o tráfego intenso na pista, afirmou.
Minha intenção foi economizar o máximo possível de combustível no início, pois achei que poderia ter problemas no final. E foi isto que fiz. Quando abri dez segundos sobre Prost, fiquei controlando a diferença. Ele abaixava para seis e eu tornava a subi-la para dez. Era a minha margem de segurança e a garantia de vitória.
No meio da corrida, um novo problema. Lá pela 25a volta, a alavanca começou a ficar mole, demorando para engatar as marchas. Cheguei a pensar que não terminaria também essa prova. Parecia que estava trocando marchas de caminhão. E a terceira e a quinta saltando a todo instante.
SÓ LOVE
Duas corridas, duas vitórias absolutas da McLaren. Senna, entretanto, foi cauteloso ao analisar a sequência da temporada. É muito cedo para dizer que ver como o carro reagirá nos circuitos de rua, como o próximo, em Monte Carlo. Além disso, creio que as demais escuderias se esforçarão para nos superar, começando pela Lotus, Ferrari e Benetton. A McLaren, contudo, tem grandes possibilidades de realizar um ótimo campeonato, garantiu, aproveitando para fazer um esclarecimento. Não há chances de brigas entre eu e Prost, como Piquet e Mansell na Williams, ano passado. Nossa rivalidade será na pista. Recado anotado, Ayrton…..