AYRTON SENNA, FIM DE SEMANA COM FORTES EMOÇÕES NO PRINCIPADO; A VITÓRIA DEPOIS DO SUSTO

Ayrton Senna vence o GP de Mônaco 1993, depois do susto devido a batida de quinta-feira

Senna conseguiu um triunfo categórico no domingo, façanha ainda maior quando se considera o forte acidente que sofreu no treino livre da quinta-feira.

Vamos aos fatos: engana-se quem pensa que a vitória no Grande Prêmio de Mônaco de 1993 simplesmente caiu no colo de Ayrton Senna, como se fosse fruto de um mero acaso. Largando da terceira posição, o piloto brasileiro traçou uma estratégia a partir desse cenário e do carro que tinha em mãos. Evidentemente, o êxito total do planejamento foi viabilizado pelos infortúnios de Alain Prost queria falar em acaso.

Acredito em Deus, não em sorte, afirmou ele, antes de detalhar seu plano. Larguei e senti que não tinha possibilidade de ganhar posições. Preocupei-me apenas em fazer a primeira curva á frente de Damon Hill. Depois, executei um plano estudado: mantive a velocidade, empurrando o pessoal á minha frente. Quando vi Schumacher apertando tudo, achei ótimo, explicou. Procurei poupar ao máximo os pneus e deixei que eles fugissem porque, naquele ritmo, teriam que fazer um pit stop. E eu poderia chegar ao fim sem troca. Não seria fácil, mas daria para ganhar.

O erro de Prost nos boxes foi o primeiro dos momentos=chave para a vitória de Senna. Deu para ver, no telão do circuito, quando ele parou nos boxes. Quando passei, percebi que ainda estava lá, mas não sabia que o motor tinha morrido, afirmou o brasileiro. No final da prova, Prost reclamou muito da punição, afirmando que tinha sido severa e que havia feito apenas uma largada, no limite. Ayrton discordou veemente. Achei a punição justa. Ele podia ter parado o carro, mas preferiu que continuasse andando. Não é uma novidade Prost queimar a largada, ele faz isso desde que éramos companheiros de equipe na McLaren.

Após a quebra de Schumacher, Prost, agora retardatário, passou a ser o grande motivo de preocupação para Senna. Passei por Prost duas vezes, sabia onde ele estava. Acelerei porque temia que me tirasse da prova. Não queria dar sopa para que batesse na minha traseira. Sabe como é: em Monte Carlo é fácil errar o ponto da freada.

DIFÍCIL, MAS NA BRIGA

Com o resultado, Ayrton retomou a liderança do campeonato: 42 pontos contra 37 de Prost, com três vitórias para cada um dos pilotos nas seis corridas iniciais da temporada.

Entretanto, o brasileiro estava consciente da superioridade da Williams. O caminho para o Mundial é difícil. Faltam ainda dez corridas e precisamos ser realistas. Conseguimos empatar em 3 a 3, mas a diferença entre os carros é muito grande. Acho que o futuro é mais da Williams.

O sexto triunfo de Senna em Mônaco tornou-se uma façanha ainda maio pelo fato de o brasileiro ter sofrido, na quinta-feira, no primeiro treino livre, um dos acidentes mais graves de sua carreira. Após uma falha eletrônica na McLaren, Ayrton rodou e bateu por três vezes nos guard-rails no fim da reta dos boxes, antes da curva Saint Devote, a 240 km/h. A cena do carro destruído e do piloto imóvel no cockpit foi preocupante, mas Senna estava surpreendentemente bem.

Fiquei ali fazendo uma avaliação da situação, meio fora de sintonia. Sentia fortes dores no rosto, porque o queixo bateu com força contra o capacete, no pescoço, na mão e no corpo. Mordi a língua também. E fiquei observando para ver se havia algo mais, que não sentia. Tive sorte, quando o carro apontou para o guard-rail e eu vi que a batida seria frontal, imaginei que iria quebrar as duas pernas. Felizmente o carro é bem construído e projetado para aguentar impactos e resistiu ao acidente, explicou, aliviado.

Naquela quinta, Senna já voltou á pista á tarde, e mesmo com muitas dores na mão esquerda fez o quinto tempo. No dia seguinte, comentou a batida com mais detalhes, após o replay. Na verdade, não precisava ver nada. Tinha exatamente tudo o que havia acontecido. Na primeira batida, de frente, até achei que o nariz poderia absorver o choque. A segunda foi o pior de todas, porque o carro já estava sem o nariz e, ainda mais muito veloz, de novo foi de frente contra o guard-rail. Lembro que cheguei a mexer as pernas, esperando a batida.

É inacreditável que eu tenha saído inteiro.

Aceleraaa com a gente Balaclava F1.

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