AYRTON SENNA GRANDE PRÊMIO DO BRASIL 1994

Ayrton Senna GP do Brasil 1994

Para a temporada de 1994, os carros correriam sem um bom número de equipamento e sistemas, proibidos pela FIA, recuperando a emoção da competição.

A prova de abertura do mundial de 1994 aconteceu no autódromo brasileiro de Interlagos, em São Paulo. Por ser a primeira prova, havia pilotos novatos na modalidade, como o austríaco Roland Ratzenberger (Simtek-Ford), o alemão Heinz-Harald Frentzen (Sauber-Mercedes), o francês Olivier Panis (Ligier-Renault), o monegasco Olivier Beretta (Larrousse-Ford). Duas equipes inglesas, a Simtek e a Pacific Racing, também estreavam na competição mais emblemática do automobilismo mundial.

O campeão da temporada anterior foi o francês Alain Prost, pela equipe Williams. Mas, após a conquista do título de tetracampeão mundial, o Professor decidiu abandonar a F1. Michael Schumacher (Benetton-Ford), considerado, já naquela época, um dos pilotos mais rápidos do mundo, era o grande rival de Senna, que corria pela primeira vez pela Williams.

A temporada caracterizou-se por carros sem suspensão ativa, controle de tração e outras muletas eletrônicas. O câmbio CVT (em inglês, transmissão continuamente variável) da Williams, que Senna chegou a testar, também foi proibido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Nas duas temporadas anteriores, a Williams dominou graças, especialmente, á eletrônica, incorporada aos bólidos da equipe pelo competente engenheiro inglês Adrian Newey, que conseguiu aumentar a força vertical descendente notavelmente. Dessa forma, o inglês Nigel Mansell conquistou o campeonato mundial de pilotos de 1992 – no ano seguinte, o Leão abandonou a F1, passando a competir na InduCar.

Senna roubou a cena na classificação e conquistou a posição de honra no grid, para delírio da torcida brasileira que lotava o Autódromo de Interlagos. Ao seu lado, na 2a posição, estava Schumacher. Na segunda fila largavam o francês Jean Alesi (Ferrari) e o inglês Damon Hill (Williams-Renault), Atrás deles vinham Heinz-Harald Frentzen e o italiano Gianni Morbidelli (Footwork-Ford). Fechando os dez primeiros, o austríaco Karl Wendlinger (Sauber-Mercedes), o finlandês Mika Hakkinen (McLaren-Peugeot), o holandês Jos Verstappen (Benetton-Ford) e o japonês Ukyo Katayama (Tyrrell-Yamanha).

Na largada, Senna manteve a liderança. Alesi ultrapassou Schumacher, mas o alemão recuperou a posição na 2a volta e partiu para o ataque. Senna tinha uma dianteira de 4 segundos, que se reduzira para 1 segundo antes da primeira parada para troca de pneus. Os dois entraram juntos nos boxes na 21a volta. Schumacher voltou á pista na frente. Na 35a volta, uma batida múltipla na freada antes da curva do Lago, no fim da reta Oposta, envolveu o norte-irlandês Eddie Irvine (Jordan-Hart) e Verstappen, que se preparavam para dar uma volta sobre o Ligier do Francês Eric Bernard. Irvine jogou o holandês para a grama, este perdeu o controle e catapultou para cima do McLaren do inglês Martin Brundle. Irvine foi punido pela manobra com a suspensão de uma corrida, penalidade elevada para três depois do recurso da Jordan ter sido indeferido, uma vez que o piloto já se encontrava sob investigação por um incidente com Senna em Suzuka um ano antes.

Schumacher ampliou a dianteira sobre Senna para 10 segundos, depois da segunda parada para troca de pneus. Mas Senna, cada vez mais rápido, diminuiu a distância. Na 55a volta, a dupla já tinha dado uma volta sobre o terceiro colocado. Foi então que, inexplicavelmente, Senna rodou na curva da Junção e abandonou. Schumacher venceu a prova, seguido de Hill e Alesi.

Nessa corrida, Rubens Barrichello (Jordan-Hart), que corria pelo segundo ano consecutivo na F1, largou na 14a posição e terminou a prova em um ótimo 4a lugar. Outro piloto brasileiro era Christian Fittipaldi (Footwork-Ford), sobrinho de Emerson, que saiu na frente de Barrichello, na 11a posição, mas abandonou por problemas com o câmbio.

LARGADA

Senna faz a pole position e larga na posição de honra, tendo ao seu lado Schumacher.

55A VOLTA

Senna roda na curva da Junção e abandona a corrida.

VEREDITO

Schumacher termina como o 1a colocado; Hill, 2a; e Alesi, 3a.

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