O ex-piloto de F1 Damon Hill afirmou que movimentos que a FIA deixou impune ao longo da temporada, ajudaram pessoas, como Lewis Hamilton, incertas em relação as regras de conduta na pista.
Na volta de abertura do polêmico GP de Abu Dhabi, Max Verstappen deu arremetida ousada sobre o líder Hamilton, deixando o heptacampeão correndo por fora da pista. Apesar de Verstappen colocar seu Red Bull a frente, Hamilton não foi obrigado a devolver a posição, já que o diretor de corrida da FIA, Michael Masi, determinou que nenhuma vantagem duradoura foi obtida.
Questionada essa lógica, Hill deu sua opinião sobre o assunto. Lewis tomou uma atitude evasiva e não tinha pistas e teve que cortar a curva. Foi uma jogada ousada, mas que veio na esteira de uma série de jogadas como essa, que ficaram impunes ou deixaram passar, então os pilotos não têm certeza se isso vai ou não seja a maneira de correr ou não. Isso nos deu incerteza.
Ao longo da temporada, há exemplos em que a ação seria punida por forçar outro piloto a sair da pista. Para o ex-piloto, apesar de ser uma jogada evasiva, Hamilton deveria ter devolvido a posição para Max. Lewis teve que fazer uma ação evasiva, mas na verdade, você olha para aquela passagem e é uma passagem limpa.
Na verdade, ele estava na frente, então eu não entendi quando Lewis voltou a pista porque ele não devolveu o lugar que, de certa forma, Max conseguiu o lugar. Ele não ganhou vantagem duradoura nisso, foi o que disseram. Mas ele meio que foi, porque ele não foi ultrapassado quando na verdade ele tinha sido ultrapassado, disse Hill.