Desempenho do Ayrton Senna em 1981 na Fórmula Ford 1600

Ayrton Senna na Inglaterra

O jornalista Marcus Pye conta: tenho acompanhado a Fórmula Ford 1600 bem de perto, desde o fim de 1973 até agora. Ele explica que não é todo ano que você vê na 1600 um piloto surpreendente de nível internacional, mas o que se vê é um criadouro da competição internacional, pois a Fórmula Ford 1600 era, naquela época Grã-bretanha, o lugar para onde os garotos iam competir. Portanto, todo mundo ia a Grã-Bretanha para pilotar. Mas ele era absolutamente fora de série. Você podia ver desde a primeira vez em que ele pilotou na Fórmula Ford que era uma nova referência. Não é necessariamente fácil passar dos karts para os carros de corrida, mas outra coisa que ele tinha era o fato de viver em um casulo através do seu dom de pilotar, e foi isso que ele fez…….

Como classifico o empenho de Senna em 1981 com relação a todos os outros que já vi? Penso assim: você não pode comparar Fangio com Schumacher porque eles não competiram entre si, mas, tendo dito isso, Senna era provavelmente o cara mais talentoso que nós já vimos – e acho que ninguém pode superá-lo. Ele era tão fenomenal ao largar com os pneus frios. Ele conseguia fazer os mesmos tempos volta a volta, e para ele não importava se os pneus estavam frios ou não.

A coisa mais fascinante que foi em Thruxton. Lembre-se de que, com aqueles pneus antigos, os carros vibravam e pulavam ao passar por qualquer ondulação na pista – e havia muitos em Thruxton! Você não conseguia manter o carro em linha reta metade do tempo! Mas o interessante é que Senna fez um tempo em Thruxton e, embora eu não consiga me lembrar das circunstâncias exatas, era algo como três voltas seguidas com diferença de um centésimo de segundo. Então, ele deu mais três ou quatro voltas com diferença de um décimo disso. Sua pilotagem era muito consistente, e isso é bastante significativo, pois aqueles carros jogavam você para fora da pista a cada oportunidade. Eles não tinham muita potência, mas também não tinham muita aderência. Pilotar de maneira tão homogênea, tão precisa – os traçados que ele fazia com o carro tinham diferença de milímetros -, onde todos brigavam por polegadas, era notável, e era o que tornava excepcional. Ele e o carro se tornavam uma única coisa. Isso torna o Senna ainda mais notável! ( Continuaremos )