Atualmente, a FIA está finalizando as investigações sobre o GP de Abu Dhabi do ano passado. Desde aquela corrida, surgiu uma divisão entre aqueles que acharam que o procedimento do safety car foi errado e injusto, e aqueles que não viram problema nisso. Beat Zehnder, diretor esportivo da Alfa Romeo, pertence a este último grupo.
De acordo com Zehnder, não houve nada de errado com a decisão de Michael Masi de remover os retardatários entre Verstappen e Hamilton. Do meu ponto de vista, não foi muito errado em Abu Dhabi, disse ele. A única coisa que não entendi bem, foi o anúncio antecipado de que os pilotos retardatários não tinham permissão de ultrapassar. Ele deveria ter autorizado isso se as condições da pista permitiam.
No futuro, a reputação dessa situação deve ser evitada com a implantação de uma bandeira vermelha em vez do safety car, mas Zehnder não acredita que isso resolveria todos os problemas.
Além disso, o suíço, que está na equipe desde a era Sauber, acha que isso pode criar uma situação injusta. Se houvesse uma bandeira vermelha, você colocaria pneus novos para todos os pilotos. A questão é: Isso seria realmente mais justo? ele continuou. Além disso, em uma situação de carro de segurança, há pilotos que se beneficiam e outros que perdem posições, segundo Zehnder.
Ele, portanto, não é a favor do uso de bandeiras vermelhas, a menos que haja uma emergência. Parar a corrida apenas para criar tensão artificial, eu não gosto muito disso, acrescentou o suíço.
A questão que parece que Zehnder não levou em consideração, é que a decisão do diretor de provas, Michael Masi, de permitir que apenas os carros entre Hamilton e Verstappen recuperassem a volta, deixando o caminho livre entre dois, vai contra os regulamentos que dizem que os carros entre os três primeiros devem recuperar a volta nessa situação, e não apenas entre os dois primeiros.