FÓRMULA FORD 1600; UM SHOW DE PILOTAGEM PARA INGLÊS VER

Ayrton Senna na Fórmula Ford 1600

Em sua estreia nos monopostos, Ayrton Senna faz jus a expectativa e conquista os dois principais títulos britânicos da categoria em 1981

Ele está chegando, ele está chegando. Desde 1979, pelo menos, Ralph Firman, o manda-chuva da Van Diemen, uma das principais equipes das fórmulas europeias, ouvia Chico Serra falar sobre Ayrton Senna, o novo fenômeno do esporte a motor brasileiro – que desembarcaria em breve para dominar as pistas do Velho Mundo.

Demorou quase dois anos, mas em 1981, finalmente, Ayrton Senna apareceu na fábrica de Snetterton para assumir o volante de um Van Diemen na Fórmula Ford 1600 – categoria que era a porta de entrada do circuito automobilístico europeu. Assim como quase todos os outros concorrentes, Senna havia pago pela vaga na equipe; no caso 10 mil libras esterlinas financiadas pelo pai, Milton da Silva. Em pouco tempo, porém, Ayrton se destacaria do pelotão, exatamente como Chico Serra antecipara.

O brasileiro disputaria dois campeonatos em paralelo naquela temporada da Formula Ford 1600, o Townsen-Thoresen e o RAC. Em sua primeira prova, no dia 1a de março de 1981, ainda com o carro da temporada anterior, Senna terminou na quinta colocação; mesmo assim, seu desempenho chamou a atenção da Autosport britânica. A estrela brasileira do kart de 100 cc fez uma impressionante estreia na FF 1600 em Brands Hatch. Certamente ouviremos falar desse jovem.

SENNA O CARA

Na segunda corrida, já com o novo carro, primeiro pódio; terceiro lugar em Thruxton. E na prova seguinte, no dia 15 de março de 1981, novamente em Brands Hatch, Ayrton alcançava, com chuva intensa na bateria final, sua primeira vitória – chegando 9.4 segundos a frente do segundo colocado, o mexicano Alfonso Toledano.

A forma tranquila com que comandou o carro e rumou a bandeirada causou assombro entre os rivais. Anos depois, o inglês Steve Lincoln relembrou com bom-humor sua reação pós-prova ao jornalista Christopher Hilton. Eu estava confiante em uma grande temporada…. e aí chegou esse cara! Considerado um dos favoritos antes do início das disputas, o também britânico Dave Coyle sentiu que Senna não teria dificuldades em triunfar naquele ano. Ele sabia o quanto era bom. E tinha um bom equipamento. Não é muito comum encontrar alguém com esse talento e que consiga usá-lo por inteiro. Mas foi o que Senna fez.

De fato, Senna rumaria para conquistas tranquilas em ambos os campeonatos, vencendo o RAC em Snetterton, no dia 9 de agosto, e o Townsend-Thoresen em 31 de agosto, em Thruxton. O brasileiro de 21 anos venceu 12 das 20 corridas que disputou na Inglaterra.

Eu acho que tudo o que estou conseguindo é o resultado de muito trabalho. Como sou responsável pelo desenvolvimento de projetos da Van Diemen, fabricante do meu carro, estou em atividade na oficina ou na pista, diariamente, pela manhã e a tarde, declarou Ayrton a Folha de São Paulo de 17 de agosto de 1981. Treinamos em Snetterton no mínimo duas vezes por semana. E em cada treino realizo cerca de 120 voltas.

Estou com a mão incrível do carro, que também é excelente. As vitórias são o resultado dessa dedicação.

SABÁTICO INESPERADO

O sucesso da temporada europeia alimentou, naturalmente, as especulações sobre o futuro do brasileiro em 1982 – a tendência era o piloto ingressar na Fórmula Ford 2000, categoria imediatamente superior.

Só que Ayrton surpreendeu a todos quando anunciou seu destino para o ano seguinte: o escritório da família em São Paulo. Frustrado em sua tentativa de assegurar patrocínio para as disputas do ano seguinte, o campeão resignou-se e retornou ao Brasil para ajudar o pai nos negócios, de acordo com o combinado.

Mas esse período sabático, para sorte de todos, passaria rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *