RETORNO TRIUNFAL AO CIRCUITO BRITÂNICO; DE VOLTA A SILVASTONE

Ayrton Senna, retorno triunfal ao circuito Britânico em 1988

A combinação da chuva e do conhecimento da pista foi demais para os adversários: sem demora, Senna pulou para a ponta e lá ficou até o final.

Se Alain Prost havia aproveitado sua experiência no circuito de Paul Ricard para triunfar no Grande Prêmio da França, Ayrton Senna tinha a chance de dar o troco no GP da Inglaterra, que seria disputado em uma pista que o brasileiro também conhecia como a palma da mão. É bem verdade que, em sua carreira na Fórmula 1, Senna ainda não havia vencido em Silverstone; no máximo, havia conquistado um terceiro lugar com a Lotus em 1987. Mas seu currículo nas categorias de acesso era impressionante: em 12 provas, nove vitórias, sete poles e oito melhores voltas, distribuídas em corridas dos campeonatos de Fórmula Ford 1600 ( 1981 ), Fórmula Ford 2000   (1982) e Fórmula 3 (1983 ).

Á época, a soberania do brasileiro nas disputas em Silverstone fez os admiradores ingleses rebatizarem informalmente o circuito como Silvastone, em homenagem ao sobre nome pelo qual o jovem era então conhecido por lá. E o carinho era recíproco. Logo após o GP da França, Senna já esfregava as mãos pela corrida do outro lado do Canal da Mancha, na pista para a qual só tinha elogios. É um circuito muito rápido, onde é preciso apenas ter um carro bem acertado. Basta apenas um bom acerto, um bom balanço, para se fazer uma boa corrida, garantiu.

AZAR

Os treinos para o Grande Prêmio da Inglaterra não foram bons para as McLaren, que ficaram atrás das Ferrari tanto na sexta-feira quanto no sábado. No duelo particular com Alain Prost, porém, Senna levou a melhor nos dois dias, garantindo a terceira posição no grid de largada, mesmo com uma conturbada sessão de classificação no sábado. Para começar, Senna perdeu os 26 primeiros minutos de treino, porque o motor havia falhado na última volta do treino livre da manhã e os engenheiros da Honda resolveram trocá-lo.

Os japoneses o fizeram em menos de duas horas, um feito que Senna não se cansou de elogiar. Quando finalmente arrancou o asfalto, Senna rodou na curva Stowe na terceira volta e precisou retornar ao box para ajustar a suspensão e trocar pneus. Foram mais três minutos perdidos: ao voltar á pista, deu quatro voltas, fez o tempo para superar Prost e…. derrapou novamente na bendita curva Stowe. O melhor, então, era encerrar o dia, sem perder o bom humor nem a confiança. Tive as duas rodadas no mesmo lugar. Isto não é bom para os pneus, para o orgulho nem para o coração, brincou Ayrton após o treino, garantindo que, para a corrida, as coisas voltariam ao normal. Não há motivos para as McLaren piorarem em circuitos mais rápidos. Ao contrário. Acho que nossos carros são superiores.

ÁGUA

Essa superioridade se provaria ainda dentro das 15 voltas iniciais da prova, com chuva e tudo, quando Senna, que já havia ultrapassado Alboreto ainda no primeiro giro, tomou a ponta de Berger para não mais perdê-la.

O Berger começou a correr muito forte e fui atrás dele para não me distanciar. Depois de algumas voltas achei que ele não ia distanciar. Depois de algumas voltas achei que ele não ia conseguir manter aquele ritmo durante muito tempo sem ter problemas de combustível. Como era muito perigoso dirigir bem atrás dele, porque não havia visibilidade e o meu carro podia perder equilíbrio numa curva, resolvi maneirar para ter uma visão melhor e dirigir com segurança até aparecer uma oportunidade, explicou o brasileiro. Quando o Berger se aproximou de alguns retardatários, decidi que a hora tinha chegado. Foi uma manobra difícil porque a visibilidade era pequena, mas tudo deu certo.

Enquanto para Prost a instabilidade do carro aliada ao aguaceiro foi motivo para uma abandono precoce da corrida, para Senna a chuva esteve longe de ser das piores que já tinha enfrentado. Esta de hoje foi fichinha perto do que eu peguei na Fórmula 3 e no Grande Prêmio de Portugal, em 1985.

FOGO

Após a corrida, Senna era o retrato da tranquilidade, comentando com os jornalistas brasileiros que considerava o campeonato empatado, pois ele e Prost estavam com o mesmo número de vitórias. Esta vitória foi fundamental.

Sinto o que aconteceu com o Alain, mas já entreguei este ano duas corridas de mão beijada e estava na hora de acontecer alguma coisa a meu favor, declarou. Acho que o campeonato vai pegar fogo.

 

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