Evidentemente, os anos de competição no kart ajudaram, pois agora ele reagia intuitivamente ao movimento em alta velocidade e compreendia como controlar as correntes provocadas pela velocidade, mas isso não explica como ele conseguiu fazer a transição de maneira instantânea . Seria como dizer que um pianista é bom porque começou a estudar cedo e praticou muito, ou que um pintor é bom porque começou jovem e pintou muito. O que Senna tinha era uma combinação inusitada de consistência física de todas as nuances de um veículo em movimento, intelecto capaz de traduzir rapidamente o que a consciência lhe dizia e equilíbrio natural em tudo o que fazia: caminhar, correr, jogar futebol, praticar esqui aquático, controlar seus aeromodelos, jogar tênis de mesa e, especialmente pilotar.
Quando Senna pilotava para ele, Ralph Firman tinha dois outros pilotos latino-americanos: o mexicano Alfonso Toledano e o Argentino Quique Mansilla. Eles posaram para uma fotografia com Senna, e os verdejantes bosques ingleses atrás deles: Toledano, baixo e moreno, com a marca Marlboro se destacando em seu macacão branco, á direita; Mansilla, com o rosto bem disposto e o macacão decorado com mais de uma dúzia de marcas, á esquerda, e Senna entre eles, com seu macacão sem nada, a não ser a bandeira do Brasil. Ele está sorrindo, mas é claramente um sorriso forçado, em resposta ao pedido do fotógrafo.
Toledano sabia que Senna estava vindo, pois tinha chegado ao México a notícia de que, quando Toledano fosse a Inglaterra, haveria três pilotos, sendo Senna o terceiro. Firman pediu Toledano o ajudasse a traduzir porque Senna falava um pouco de espanhol e, claro, Toledano era um falante de espanhol nativo. ( Firman conta que tinha pedido que Mansilla fizesse isso, mas a rivalidade entre Argentina e o Brasil gerou dificuldades-embora Mansilla conteste essa ideia. Não tive nenhum problema com o fato de Ayrton entrar na equipe; na verdade, li o seu currículo e disse: bom, legal, ele vai ser outra pessoa para ajudar a equipe.
Com isso, os quatro personagens principais estavam em seus lugares: Firma, com grande experiência, e três jovens muito ambiciosos. Esses rapazes passaram a primavera, o verão e parte do outono em pistas como Snetterton- possivelmente, antigas bases aéreas espalhadas pelo interior da Inglaterra- correndo incessantemente, e também treinaram em dois circuitos da Grã-Bretanha: Brands Hatch e Silverstone. Participaram de outro pelo órgão administrativo do automobilismo britânico, o Royal Automobile Club.
A equipe foi fazer testes em Brands Hatch em Fevereiro, com Senna pilotando um Van Diemen 1980, enquanto os outros dois tinham modelos 1981. Senna não ficou feliz. Firman pediu que Toledano dissesse a Senna: dê três ou quatro voltas para aquecer os pneus antes de andar mais rápido. Senna virou os olhos como se dissesse: ele acha que precisa dizer isso? Senna saiu e logo veio a notícia de que ele tinha batido. Voltou a pé trazendo o volante. Firman explodiu, e Toledano se perguntou se Senna não tinha feito aquilo de propósito porque era um carro 1980…….
Aquilo era um sinal. ( continuaremos )