Após a saída repentina de Nico Rosberg da F1 após seu título mundial de 2016, Valtteri Bottas foi escolhido como substituto do alemão. No entanto, nos cinco anos em que o finlandês dirigiu pela Mercedes, ele nunca conseguiu dificultar as coisas para o seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton.
Segundo o Bottas, o fato dele nunca ter ido bem na equipe foi em parte por causa da enorme pressão. Ele comentou sobre essa pressão. Se você sente que uma faca está sendo colocada na sua garganta, isso entra na sua cabeça.
A saída de Bottas da Mercedes lhe trouxe paz de espírito. Ele indica que a partir do momento em que assinou com sua nova equipe Alfa Romeo, ele pode encontrar a paz.
O antecessor de Bottas na Mercedes, Nico Rosberg, deixou a F1 em estado de choque quando deixou o esporte depois de conquistar seu primeiro título mundial.
Na época o finlandês também achou que a decisão bizarra, mas agora ele entende essa decisão. Agora eu entendo muito bem por experiência própria por que ele fez isso, disse ele.