O piloto morreu em 1a de maio de 1994, após grave acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália.
Há 29 anos o Dia do Trabalhador marca a morte de uma das maiores lendas da Fórmula 1. Tricampeão mundial do esporte, Ayrton Senna morreu em 1a de maio de 1994, em um acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália. Mesmo depois de quase três décadas, a figura do piloto continua viva na memória brasileira e o dia de sua morte se tornou uma data para relembrar o legado do piloto.
Homenagem ao piloto Ayrton Senna tomam conta das redes sociais nesta segunda-feira de feriado 01 de maio de 2023. A equipe McLaren publicou uma foto de Senna e, na legenda, lembrou o talento do piloto. Para sempre Senna, escreveu. Colegas de profissão também aproveitaram a data para celebrar o legado do piloto.
Rubens Barrichello, automobilista brasileiro, lembrou dos 29 anos da morte do ídolo e afirmou: Eu lembrarei do chefe sempre assim… preocupado com as melhoras de tudo mas sorridente e brincalhão. E compartilhou duas fotos do chefe (Senna).
Tony Kanaan, automobilista brasileiro, também reverenciou o ídolo; Simplesmente o melhor. Meu herói. Estampando uma foto segurando um troféu em seu tempo de kart, com Senna ao seu lado.
O ACIDENTE QUE VITIMOU UM DOS ÍDOLOS DO BRASIL
Ayrton Senna morreu durante uma importante competição. O piloto perdeu o controle de sua Williams, passou reto na curva Tamburello até se chocar, em alta velocidade, contra o muro. A trágica batida encerrou a vida do esportista e a esperança de milhares de brasileiros que acordavam cedo nas manhãs de domingo apenas para acompanhar as conquistas do astro e comemorar vitórias, recordes e títulos em autódromos como o de Mônaco.
O REI DE MÔNACO
No ano de 1984, sob uma chuva torrencial em Mônaco, Senna começou a corrida em 13a e ultrapassou os carros começo se eles fossem carros de rua, inclusive a McLaren de Niki Lauda. Quando estava na segunda posição, cada vez mais perto do francês Alain Prost, um dos seus maiores rivais da sua carreira, a prova foi interrompida sob a alegação de segurança. Mesmo extremamente insatisfeito com a decisão, Senna alcançou no principado seu primeiro pódio.
Mônaco, aliás, é a corrida em que Senna possui o recorde de vitórias até hoje, seis ao todo. A primeira, com a Lotus, em 1987, e as outras cinco, com a McLaren, lhe renderam o generoso apelido de Rei de Mônaco.
A PRIMEIRA VITÓRIA EM CASA
Sete anos de carreira e dois títulos já conquistados ainda faltava uma vitória para Senna, ganhar em Interlagos. Em 1991 esse triunfo parecia certo, já que o piloto brasileiro largou da pole.
Porém, a chuva começou a cair e as Williams diminuíram a diferença. Para piorar, um problema no câmbio fez com que Senna dirigisse as últimas sete voltas apenas com a sexta marcha. Mesmo assim, ele segurou a liderança e ganhou, quase sem forças para sair do carro e ergueu o troféu após a prova. Essa certamente é uma se não a maior corrida de um piloto na história da Fórmula 1.
PRIMEIRA VOLTA DOS DEUSES
Com três títulos na mala, Senna voltava a encarar novamente em 1993 a dura realidade de pilotar um carro inferior ás Williams. Mesmo assim, conquistou cinco vitórias. Uma delas, inesquecível. Em Donington Park, na Inglaterra, ele largou em quarto, mas logo caiu para quinto. Mas o brasileiro não se abalou e o que ele fez na sequência da primeira volta foi histórico.
Em uma pilotagem considerada por muitos como a melhor primeira volta da história, o brasileiro ultrapassou os rivais como se eles estivessem em outra categoria e, ao final da primeira volta da prova, já estava em primeiro. Terminou com uma volta á frente de quase todos os pilotos, inclusive do seu arque-rival Prost. Somente o inglês Damon Hill ficou na mesma volta. mas a 1m23s de Senna, em um de seus últimos grandes momentos na pista.
IMOLA O PONTO FINAL
Em 1994, já na Williams, se viu irritado com o fim da era eletrônica que deixou o carro instável. Conquistou a pole nas três primeiras provas da temporada.
Para quem não se lembra, neste mesmo fim de semana, antes mesmo do circuito de Ímola, Rubens Barrichello sofreu um grave acidente e já havia deixado os brasileiros em alerta, inclusive Senna. No dia seguinte, no sábado Roland Ratzenberger, na mesma curva que Ayrton viria sofrer o acidente no domingo, saiu do autódromo sem vida. A morte, vale destacar, deixou o piloto brasileiro tenso. Inclusive vocês vão ver as fotos do meu album de fotos que vou compartilhar com vocês nesta matéria foi exatamente deste fim de semana tão trágico. Senna estava triste!
Senna, inclusive, teria tido uma conversa com o histórico doutor Sid Watkins que o viu totalmente preocupado um dia antes do acidente fatal: No sábado, o doutor, depois da morte do Ratzenberger, viu o Ayrton transtornado. Ele era muito próximo a mim. Ele contou que falou para o Ayrton não correr, mas o Senna respondeu que não tinha esse poder profissional para dizer que não ia correr. Era impossível.
O MAIOR PILOTO BRASILEIRO
Ayrton Senna foi o maior piloto brasileiro da história da Fórmula 1. Durante a sua carreira, ele passou pela Toleman, Lotus, McLaren e Williams. Foi o carro branco e vermelho que ele conquistou os três campeonatos mundiais. Na Fórmula 1, ele conquistou 41 vitórias e ainda é considerado por muitos automobilistas da nova geração a grande inspiração profissional.
Obrigado Senna