CRONOLOGIA
O Brasil tem uma história rica com a participação de grandes pilotos na Fórmula 1. Esta cronologia destaca suas trajetórias, relacionando-as com os acontecimentos principais da vida do incrível Ayrton Senna.
ANTES DA ESTREIA DE SENNA
1955-1956 – Hermano Da Silva
Nasceu em 7 de dezembro de 1925 em Paris, França. Também era conhecido como Ramos ou Nano. Participou de sete corridas de Fórmula 1 e seu melhor resultado foi o 5* lugar no GP de Mônaco, em 1956. A carreira de Ramos foi uma mescla de pilotagem nobre e profissional.
1970-1980 – Emerson Fittipaldi
Nasceu em 12 de dezembro de 1946. Em 1972, tornou-se o primeiro brasileiro a ganhar um GP de Fórmula 1. Pilotava um Lotus 72D, tinha apenas 25 anos e era o mais jovem piloto a vencer um mundial. Conquistou o bicampeonato em 1974 com um McLaren M23. Deixou a F1 em 1980 para disputar o Campeonato Mundial de CART. Conquistou o mundial em 1989. De quebra, na categoria, abocanhou o bicampeonato das 500 milhas de Indianápolis em 1989 e 1993.
1972-1977 – José Carlos Pace
Nasceu em 6 de outubro de 1944. Participou de 73 corridas de Fórmula 1, pilotando Williams, Surtees e Brabham. O Moco, como era chamado no meio, ganhou um corrida de F1, o GP do Brasil, em 1975, em Interlagos, pilotando o Brabham BT 44B.
1976-1979 – Alex Dias Ribeiro
Nasceu em 7 de novembro de 1948. Participou de 20 corridas da F1 no final da década de 1970. Seus melhores resultados foram um 8* lugar nos GP da Alemanha e do Canadá em 1977.
1978-1991 – Nelson Piquet
Nasceu em 17 de agosto de 1952. Piquet fez sua estreia na Fórmula 1 no GP da Alemanha de 1978 pela equipe Ensign. Em 1979, Piquet passou para a Brabham e foi fundamental para criar um carro vencedor. Resultado: vice-campeão mundial em 1980, e bicampeão em 1981 e 83 ( foram os últimos momentos de glória, obtidos pela romântica escuderia britânica, proporcionados pelo piloto brasileiro ). Piquet ganhou seu tricampeonato em 1987, com a escuderia Williams.
A carreira de Piquet na F1 engloba 24 poles positions, 23 vitórias, 60 pódios e três campeonatos.
1960-1974 – Ayrton Senna: O começo
Nasceu em 21 de março de 1960. Ayrton Senna da Silva era o segundo filho do empresário e fazendeiro Milton Da Silva e de Neyde Senna da Silva. A paixão pelas corridas nasceu quando, aos 4 anos, ganhou do seu pai seu primeiro kart. Aos sete anos, já dirigia na fazenda da família. Começou a participar de campeonatos de kart aos 13 anos.
1975-1980 – Sucesso no kart
Senna estudou no Colégio Rio Branco, nos Jardins, em São Paulo. Fez faculdade de Administração, mas, apesar de bom aluno, o talento e a cabeça de Senna estavam em outro lugar.
Foi tricampeão sul-americano de kart em 1977/78 3 80. Além do Campeonato Sul-Americano, Senna também provou o seu talento no Campeonato Mundial de Kart. Terminou como 6* colocado em 1978 e foi bivice-campeão em 1979/80. Mais tarde, afirmaria que a disputa contra Terry Fullerton, seu rival no Mundial, foi uma das mais gratificantes para ele.
1981 – Senna ás primeiras corridas
A fim de perseguir seu sonho de ser piloto, Senna mudou-se para a Inglaterra a fim de correr. Conquistou o bicampeonato da Fórmula Ford inglesa, antes de voltar para o Brasil.
1982 – Fórmula Ford 2000
Depois de quatro meses no Brasil, Senna recebeu um ultimato do pai: os negócios ou o mundo do motor. Sua escolha não foi uma surpresa para ninguém.
Senna voltou a Inglaterra para competir nos campeonatos da Fórmula Ford 2000. Em 27 corridas, acumulou 16 pole positions, 23 voltas mais rápidas e 22 vitórias. O jovem piloto conquistou o título de campeão da F-Ford britânica e europeia.
1981-1983 – Chico Serra
Nasceu em 3 de fevereiro de 1957. Participou de 33 corridas de Fórmula 1 em três temporadas, de 1981 a 1983. Seu melhor resultado foi o 6* lugar no GP da Bélgica de 1982 com um Fittipaldi F8D. Serra correu pelas equipes Fittipaldi e Arrows durante sua carreira na F1.
1984 – Senna: O Toleman
Senna queria correr pela Brabham, mas Piquet recusou-se a tê-lo como companheiro na equipe (rixa entre gênios)
Senna uniu-se á Toleman e fez sua estreia na F1 no GP do Brasil. O piloto destacou-se naquele ano no GP de Mônaco, sob uma chuva torrencial, acabando na 2* posição…. teria, inclusive, ultrapassado o campeoníssimo Alain Prost, se o final da corrida não tivesse sido antecipado pela chuva.
1982-1995 – Roberto Puppo Moreno
Nasceu em 11 de fevereiro de 1959. Participou de 75 corridas na Fórmula 1 entre 1982 e 1985, com um total de 15 pontos. Subiu ao pódio em uma ocasião, como 2* colocado no GP do Japão, pela Benetton, em 1990.
1985- 1987 – Senna na Lotus
Frustrado com a falta de competitividade da Toleman, Senna rompeu seu contrato com a equipe e passou para a Lotus, onde, no primeiro ano, conseguiu sete pole positions e duas vitórias, sempre sob chuva, o que mostrava seu talento excepcional. Senna terminou a temporada em 4* lugar com 38 pontos.
Em 1986, conseguiu mais oito pole positions e duas vitórias, nos GPs da Espanha e dos EUA. Terminou essa temporada novamente em 4* lugar com 55 pontos.
Na temporada de 1987, foi o 3* colocado na classificação geral, com duas vitórias e mais seis pódios.
Minha vitória mais marcante foi a primeira, em Portugal, com a Lotus. Ayrton Senna.
1988 – Senna: É campeão
Senna começou a correr pela McLaren em 1988. No início, seu companheiro de equipe, Alain Prost, acolheu Senna, mas, depois de vários incidentes, a relação entre eles tornou-se distante, sobretudo, quando Senna ultrapassou Prost a 290 km/h no GP de Portugal.
Na pista, os dois eram praticamente invencíveis: ganharam 15 das 16 corridas daquela temporada. Senna acumulou 8 vitórias, uma a mais que Prost, conquistando o Campeonato Mundial de F1 de 1988.
1989 – Rivalidade & Controvérsia
Se a relação já era tenso em 1988, piorou em 1989.
Na penúltima corrida da temporada, no GP do Japão, Senna tinha de vencer se quisesse tirar o título de Prost. Os dois bateram durante a corrida, mas Senna conseguiu continuar e venceu para, depois, ser desclassificado por um tecnicismo: cortar uma chicana depois do toque com Prost. Alain Prost conseguia, no tapetão, o título de campeão.
1990 – Bi Mundial
Prost foi para a Ferrari e Senna tornou-se o piloto número 1 na McLaren. O campeonato limitou-se, mais uma vez, aos dois rivais. Senna ganhou seis GPs e Prost, cinco. A decisão seria no GP do Japão. Dessa vez, bateram na primeira curva. Senna conquistava o bicampeonato mundial.
1991 – Senna: Tricampeão
A temporada de 1991 foi palco de outra disputa titânica pelo campeonato, dessa vez, entre Senna e o britânico Nigel Mansell, o Leão, tratado pelo meio. A imagem do ano foi a McLaren de Senna ao lado da Williams de Mansell, a alguns centímetros de distância e a mais de 320 km/h na reta dos boxes no GP da Espanha. Em 1991, Senna conquistou o tricampeonato mundial. Que ano!
1992 – Um ano difícil
Senna queria ir para a Williams, cujo carro tinha suspensão adaptativa superior. No entanto, após o apelo pessoal do diretor da Honda para que permanecesse na equipe, Senna decidiu ficar. Apesar de o carro não estar no ponto, Senna conquistou três vitórias durante aquela temporada, nos GPs de Mônaco, da Hungria e da Itália. Senna acabou em 4* lugar na colocação geral, e Nigel Mansell, pela Williams, conquistou o seu tão sonhado e perseguido título.
1993- Senna: Planos
A falta de progressos no desenvolvimento do McLaren fez com que Senna estivesse desesperado para se unir á Williams, mas a presença de Prost naquela escuderia não permitiu que isso acontecesse. O francês tinha uma cláusula no seu contrato que vetava Senna como companheiro de equipe. Senna permaneceu na McLaren e, apesar dos problemas com o carro, venceu cinco corridas ao longo da temporada, somando um total de 73 pontos. Prost ganhou sete corridas e somou 99 pontos, conquistando o título.
1994 – Senna: Tragédia em Ímola
Senna finalmente cumpriu seu sonho de correr pela Williams na temporada de 1994. Prost deixava á F1.
O novo Williams FW16 parecia não estar no ponto, e Senna expressou sua reserva sobre pilotá-lo ao limite. Nas duas primeiras corridas da temporada, Senna conquistou a pole position, mas não conseguia terminar nenhuma corrida.
No terceiro GP, em Ímola, Senna, inexplicavelmente, seguiu reto na curva Tamburello, chocando-se contra o muro de concreto em alta velocidade. Não havia britas, não havia pneus, e assim morria um dos maiores pilotos de todos os tempos.
1993-2011 – Rubens Barrichello
Nasceu em 23 de maio de 1972. Barrichello foi um dos pilotos mais experientes da recente história da F1. Participou de 322 corridas em 18 anos. Correu pela Jordan, Stewart, Ferrari, Honda, Brawn e Williams. Foi bivicecampeão mundial em 2002 e 2004.
A carreira de Barrichello na F1 inclui 11 vitórias e 68 pódios.
1966-1988 – Ricardo Rosset
Nasceu em 27 de julho de 1968.
Depois de uma promissora carreira na Fórmula 3000, passou para a F1. Pilotou carros pouco competitivos. Seu melhor resultado foi o 8* posto no GP do Canadá de 1988.
1999-2005 – Ricardo Zonta
Nasceu em 23 de março de 1976. Correu 38 grandes prêmios pelas equipes Jordan e Toyota entre 1999 e 2005. Fez sua estreia na temporada de 1999 mas não pontou. Sua melhora temporada foi a de 2000, terminando em 6* lugar nos GPs da Austrália, da Itália e dos Estados Unidos.
2002- 2013 – Felipe Massa
Nasceu em 25 de abril de 1981. O primeiro contato de Felipe Massa com a F1 foi com a equipe Sauber Petronas Muggello, com quem fez sua estreia em 2002. Em 2003, Massa foi o piloto de testes da Ferrari, mas só passou a correr oficialmente como piloto da tradicional escuderia em 2006 e nela foi vice-campeão em 2008.
2003-2005 – Antonio Pizzonia
Nasceu em 11 de setembro de 1980. Pizzonia competiu em 20 GPs da Fórmula 1 entre 2003 e 2005. Foi o piloto da Jaguar e da Williams.
2008-2009 – Nelson Piquet Jr
Nasceu em 25 de julho de 1985. Piquet Jr, começou no kart com 8 anos. Ganhou três campeonatos antes de ir para á Fórmula 3 em 2001. Na F1, pilotando pela Renault, seu melhor resultado foi o 2* lugar no GP da Alemanha de 2008.
2010-2012 – Bruno Senna
Nasceu em 15 de outubro de 1983. O sobrinho de Ayrton Senna fez sua estreia na Fórmula 1 em 2010 pela Hispania Racing. Participou de 46 corridas entre 2010 e 2012 somando um total de 33 pontos. Seu melhor resultado foi a 6* colocação no GP da Malásia em 2012, pela Williams.
Muito bom compartilhar com todos os leitores e fãs de F1 e que acompanham o trabalho da equipe da Balaclava F1, as informações de pilotos brasileiros que passaram pela Fórmula 1, aceleraaaa com a gente.