Não é nenhum segredo que a família Andretti quer sua própria equipe na Fórmula 1. No entanto, este não é um processo muito fácil, e aguarda-se agora a aprovação do registro do pedido junto a FIA.
Inicialmente, o plano da Andretti era comprar a Alfa Romeo-Sauber no final do ano passado, mas quando tudo parecia certo, o negócio não foi concretizado, pois a Alfa Romeo de repente mudou as condições da aquisição, pedindo mais dinheiro e também alterando as exigências de controle da equipe.
Andretti então passou para a segunda opção, montar sua própria equipe sob uma nova licença na Fórmula 1. Ele encontrou resistência, no entanto, já que a FIA não parece totalmente entusiasmada com a ideia, e algumas equipes da categoria, incluindo a Mercedes, também não parecem ser 100% favoráveis.
Michael Andretti afirmou estar surpreso com a atitude de algumas das partes envolvidas. O americano enfatizou que a Andretti pode pagar a taxa de inscrição de U$ 200 MILHÕES, e que a Fórmula 1 também se beneficiará com a participação de mais uma equipe dos Estados Unidos. Além disso, a Andretti deve colocar um piloto americano, o que também deve fornecer um efeito positivo adicional para a categoria.
Andretti também já sabe qual unidade de potência vai utilizar se sua equipe for admitida na Fórmula 1 pela FIA. Já existe um acordo com a Renault como fornecedora de motores. Enquanto isso, eles permanecem aguardando, mas sabem que um tempo precioso está passando.