Caro Armando,
Recebi o envelope com as cartas prontas ontem pela manhã. Infelizmente não foi possível colocar no correio ontem, pois tive a corrida de Snetterton, desta forma, apenas na terça-feira é que poderei mandá-las já que os feriados esticaram o final de semana.
Gostei bastante do papel da carta, ficou excelente, procurei uma caneta diferente para assinar e acho que ficou ótimo com a cor dourada. Estou mandando de volta a carta que mandou, para você ver como ficou.
Estou lhe enviando a carta separada do envelope com os resultados oficiais e revistas porque sendo apenas papéis datilografados e revistas o preço no correio cai pela metade do valor normal que tem uma carta.
Ontem a história foi um pouco diferente, dessa vez não deu para bater recorde mas deu pra ganhar mesmo sem freio!!!
Durante a semana aqui em Snetterton mas o tempo estava uma merda, durante o dia, chegou a nevar várias vezes, com isso não deu pra melhorar o carro. A única coisa que experimentamos foi um outro motor, do mesmo preparador, mas é um motor que tínhamos como reserva sem saber se era ou não bom. Ao final do dia de testes com 70 voltas, estava virando três décimos abaixo do recorde que é do Tommy do ano anterior. O motor não é bom e por isso resolvi colocar o motor de corrida.
Ontem pela manhã na classificação consegui apenas 4 décimos de segundo abaixo do recorde, mas entrei para os boxes antes mesmo do final da tomada de tempo pois era impossível conseguir uma volta livre dado ao número elevado de carros na pista. Sabia que poderia melhorar muito o tempo mas já era o suficiente para assegurar a pole position.
Alinhamos para o grid, e tive uma boa largada e já livrei uma vantagem de uns dois segundos ao completar a primeira volta. Aí então veio o inesperado, ao chegar ao final da reta dos boxes encontrei a pista cheia de terra ( após a largada houve um acidente ), tentei de todas as maneiras segurar o carro mas não deu, saí da pista mas sem rodar, mesmo com esse contratempo mantive a primeira posição. Quando cheguei a curva seguinte e fui então frear, o pedal do freio foi até o batente, mandei-lhe marcha no câmbio mas passei reto ( era uma curva de 90a ) e não consegui manter o carro na pista, entretanto, escapei de um acidente e retornei a pista logo a frente de outros competidores, era uma coisa inacreditável, de imediato pensei comigo: acabou-se a corrida. Nessa altura estava no retão e em marcha reduzida, fui então ultrapassado pelo Kenny Andrews e o Russel Spence. Pensei rapidamente, e resolvi tentar dar uma volta para ver o que acontecia, a essa altura estava na 3a colocação ( dado ao acidente logo após a largada todos os outros competidores tinham atrasado e isso me ajudou muito pois não fui ultrapassado por mais ninguém. )
Percebi ao final da segunda volta que dava para continuar pois Snetterton tem apenas três pontos onde uso freio e na volta que fiz para experimentar consegui parar o carro no câmbio logicamente vindo inclusive mais lento para esses três pontos críticos sendo que o resto do circuito é no embalo, algumas curvas pé embaixo e outras apenas aliviamos um pouco o acelerador.
Pensei comigo: se conseguir manter o 3a lugar está ótimo ( pontos para o campeonato! ) Tudo isso que escrevi foi o raciocínio que fiz durante uma volta, de repente vi a chance de atacar o Russel Spence e o Kenny Andrews e resolvi tentar. Nesses três pontos onde é necessário o freio eles abriam vantagem, mas nas outras curvas eu conseguia descontar, de qualquer maneira, sempre mantendo uns 30 metros de distância do dois, caso eles dessem uma frenada inesperada eu teria distância para diminuir velocidade e desviar. Comecei a pensar então como é arriscar e me aproximei do Spence ( 2a colocado ) e no meio da chicane ele perdeu o controle do carro e começou a rodar mas deu espaço exato para que eu passasse ( foi um frio danado na barriga! ), com isso subi para a 2a colocação, na volta seguinte entrei do retão tinha de diminuir a velocidade bem antes do normal e ele poderia tentar me ultrapassar, usei então um traçado diferente, vim mais para o meio da pista tendendo a vir para a parte interna da pista e assim evitei a ultrapassagem, dali começamos o complexo da pista onde não era necessário o freio e assim livrei uma vantagem e consegui manter um ritmo bom e fui aumentando vantagem.
Nas condições que estava meu tempo era apenas em média três a quatro décimos de segundo acima do recorde ( tempo de volta! ). Sendo assim, estava cerca de um segundo, um segundo e meio mais lento do que poderia fazer se tudo estivesse normal!
Pode parecer impossível, mas o que aconteceu é que na saída que dei da pista alguma pedra bateu na tubulação do freio e cortou o tubo vazando todo o fluído, mais impossível é o fato de ter guiado 14 voltas sem freio ainda vencendo a prova, a verdade é que mesmo sem freio como já disse eu era apenas 3 ou 4 décimos pior por volta acima do recorde, o que demonstra que estava indo rápido.
Após o final da prova, todo mundo sabia que eu tive problemas durante a corrida e quando disse que não tinha freio algum o pessoal achou que estava mentindo, então foram no meu carro e colocaram as mãos nos discos de freio e para surpresa deles os discos estavam gelados, com isso ficou claro que não estava brincando quando disse que não tinha freio algum e o carro ali parado na linha de chegada era a prova, pedal de freio totalmente mole, discos de freio GELADOS.
A manha toda foi no câmbio, usando as marchas reduzia a velocidade, é claro que sempre nos pontos críticos vinha em velocidade bem inferior que o normal porque apenas o câmbio não para o carro.
Foi uma experiência danada e em algumas curvas, quando reduzia o câmbio, a roda traseira chegava a travar e nisso o carro entortava como um kart e vinha escorregando de lado na pista, para um kart isso é normal pois só tem freio atrás mas para um carro a coisa é meio complicada.
Tudo isso foi possível por várias razões: primeira delas por ser em Snetterton pista que conheço muito bem ( todo o ano passado quase todos os testes de F,F. 1.600 foram em Snetterton ), segundo, é uma pista que como já disse tem três curvas para frear com um total de oito curvas.
Após a prova uma revisão completa teve início para verificar possíveis danos no carro além da caixa de câmbio e fricção serem totalmente abertos para um check minucioso pois o câmbio sofreu várias pancadas durante toda a prova, afinal de contas passou a ser o novo freio do carro!!
Á noite fomos com toda a equipe jantar.
Hoje e amanhã o carro está sendo preparado para a corrida de segunda-feira em Silverstone.
O Dennis ( chefe da equipe ) até brincou comigo, para segunda-feira eles estão pensando em outra coisa para dificultar um pouco, talvez desliguem a embreagem do motor!
Aquele abração, continuo na segunda-feira após corrida.
BECÃO.