A primeira vitória de Senna na Fórmula 1 veio no seu segundo ano na categoria, sob fortes chuvas no Autódromo do Estoril, uma notável exibição de habilidade.
No dia da corrida, chuva, e forte. Já na volta de apresentação, várias rodadas, entre elas as de Mansell e Eddie Cheever, este com Alfa Romeo, que precisaram largar dos boxes com carros-reserva.
Senna pulou na frente, puxando De Angelis, Prost, Alboreto, Derek Warwick (Renault), Lauda e Andrea de Cesaris, de Ligier-Renault, enquanto milhões de brasileiros vibravam pela televisão na manhã de domingo. Ayrton Senna abria dianteira cada vez maior, como se estivesse cantando na chuva. Prost deu uma rodada monumental na 30* volta e abandonou. Alboreto herdou a 3* posição, com Patrick Tambay (Renault) atrás. Mansell seguia em 5* e Stefan Bellof (Tyrrell-Cosworth) em 6*, mesmo com a asa dianteira seriamente danificada. Na 43*, volta Alboreto ultrapassou De Angelis, ficando em 2*, e nas voltas finais o Lotus ficou para trás, sendo ultrapassado pelo Renault de Tambay, terminando em 4*, á frente de Mansell e Bellof.
Ayrton Senna ganhava sua primeira corrida de Fórmula 1. É fácil imaginar sua alegria e realização assim que recebeu a bandeirada final quando levantou o pé do acelerador para festejar sem ver que Alboreto não vinha muito longe, resultando na freada e múltiplas rodadas do italiano na reta, uma imagem ao mesmo tempo cômica e aterrorizante que correu o mundo naquele instante.
Ao longo de sua carreira Ayrton Senna mostraria que chuva era com ele mesmo.
A LARGADA
Ayrton Senna, largando da posição de honra, pula na frente com seu Lotus-Renault preto.
2* volta, Ayrton Senna já abria importantes 3 segundos sobre o 2* na prova, Elio de Angelis.
30* volta, Michele Alboreto, pilotando um Ferrari, ultrapassa o Lotus Renault de Elio de Angelis, vai para 2* e assim termina.
Última volta; Fim de corrida, Ayrton Senna recebe a bandeirada 1m2s na frente de Michele Alboreto.
GRID DE LARGADA
1 * Ayrton Senna (Lotus-Renault)
2* Alain Prost (McLaren-TAG-Porsche)
3* Keke Rosberg (Wiliams-Honda)
4* Elio de Angelis (Lotus-Renault)
5* Michele Alboreto (Ferrari)
6* Derek Warwick (Renault)
7* Niki Lauda (McLaren TAG-Porsche)
8* Andrea de Cesaris (Ligier-Renault)
9* Nigel Mansell (Williams-Honda)
10* Nelson Piquet (Brabham-BMW)
11* Stefan Johansson (Ferrari)
12* Patrick Tambay (Reanault)
13* Riccardo Patrese (Alfa Romeo)
14* Eddie Cheever (Alfa Romeo)
15* M. Winkelhock (RAM-Hart)
16* Thierry Boutsen (Arrows-BMW)
17* Gerhard Berger (Arrows-BMW)
18* Jacques Laffite (Ligier-Renault)
19* François Hesnault (Brabham-BMW)
20* Philippe Alliot (RAM-Hart)
21* Stefan Bellof (Tyrrell-Ford)
22* Martin Brundle (Tyrrell-Ford)
23* Jonathan Palmer (Zakspeed)
24* Mauro Baldi (Spirit-Hart)
25* Pierluigi Martini (Minardi-Ford)
26* P. Ghinzani (Osella-Alfa Romeo)
TEMPORADA 1985
O francês Alain Prost conquistou o seu primeiro título mundial.
Ayrton Senna terminou em 4* lugar no ranking mundial
A McLaren foi a campeã de Construtores
O GP da Holanda foi o último do alemão Stefan Bellof, que faleceu depois em Spa-Francorchamps, Béligica.
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