Na segunda prova da temporada, Senna dava sinais de que esse era o seu grande ano. Cravou a posição de honra e venceu.
O Grande Prêmio de San Marino de 1988, no Autódromo Dino e Enzo Ferrari, em Ímola, Itália, no dia 1* de maio, foi a segunda prova da temporada de estreia de Senna na McLaren. A etapa inicial havia sido o GP do Brasil, no começo de abril, no Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro-RJ, com vitória do francês Alain Prost.
Em San Marino, os dois McLaren foram os reis absolutos não só na classificação; tinham dominado praticamente toda a prova, uma das mais memoráveis da história da F1.
A corrida terminou com Senna no mais alto do pódio, seguido de Alain Prost e do campeão Nelson Piquet. Nigel Mansell fez uma das suas maiores corridas. Havia ficado em 11* na formação de largada com seu Williams-Judd, enquanto seu companheiro de equipe, o italiano Riccardo Patrese, garantia a 6* posição. Outro italiano, Alessandro Nannini, em 4*, foi o piloto com o carro com motor de aspiração atmosférica mais rápido.
Os Ferrari V-6 turbo do austríaco Gerhard Berger e do italiano Michele Alboreto não tiveram um bom resultado pela potência insuficiente e saíram m 5* e 10*, respectivamente. Os Ferrari passavam pelo radar da reta a 296 km/h, 14 km/h mais lentos que os McLaren, os quais, por sua vez, perderam para os Arrows-Megatron do norte americano Eddie Cheever (7*) e do britânico Derek Warwick (14*) por 1 km/h, os mais rápidos na reta, mas, obviamente, não no resto do circuito.
O belga Thierry Boutsen saiu em 8* com seu Benetton-Ford, enquanto o italiano Ivan Capelli era o 9*, com um March-Judd. Nelson Piquet fez o que pôde com seu Lotus, que não estava bem de curvas, mas esse inconveniente foi de sobra compensado pela potência do motor Honda, que garantiu ao piloto brasileiro o terceiro lugar á frente dos Benetton, dos Williams e do Ferrari de Berger. Comentou-se que Piquet arriscou-se a ficar sem combustível ao usar toda a potência do seu motor Honda. Se não tivesse tomado uma volta de Senna e Prost a quatro voltas do fim, o que significou precisar dar apenas três voltas finais para chegar, certamente teria parado com pane seca.
Tanto Senna quanto Prost fizeram as voltas mais rápidas na classificação e tinham várias voltas de vantagem sobre os demais pilotos, inclusive Piquet, que já mantinha a terceira posição a quatro voltas para o final. A luta entre Senna e Prost pelo título estava apenas começando.
A LARGADA
Ayrton Senna foi para a ponta, enquanto Alain Prost sofria um sério problema: seu motor morreu na volta de apresentação e. depois, na grade de partida. O professor conseguiu com sua perícia que o motor voltasse a funcionar no embalo. Prost voltava á competição, mas caía para a 7* posição.
8* VOLTA
Prost já era o 2*, mas Senna administrou a vantagem de 6 a 10 segundos, diminuindo o ritmo no final para não haver o risco de ficar sem combustível.
CURVA RIVAZZA
Nigel Mansell saiu da 11* posição para pular para 3* após ultrapassar Piquet na freada antes da Rivazza, mas por pouco tempo. Piquet retomou-o aproveitando o vácuo na Tamburello e completou a manobra na Villeneuve. Mansell abandonou na vota seguinte por um problema elétrico do regulador de voltagem.
ÚLTIMA VOLTA
Prost ia cada vez mais rápido, tentando superar seu companheiro de equipe e rival, Senna, que reduziu a velocidade para economizar combustível. Prost aproximou-se de Senna, que recebeu a bandeirada da vitória com o francês a apenas 2,3 segundos.
VEREDITO
O GP de San Marino de 1988 foi um do mais emocionante da Fórmula 1.
GRID DE LARGADA
1* Ayrton Senna (McLaren-Honda) Pole Position
2* Alain Prost (McLaren-Honda)
3* Nelson Piquet (Lotus-Honda)
4* A. Nannini (Benetton-Ford)
5* Gerhard Berger (Ferrari)
6* Riccardo Patrese (Williams-Judd)
7* Eddie Cheever (Arrows-Megatron)
8* Thierry Boutsen (Benetton-Ford)
9* Ivan Capelli (March-Minardi)
10* Michele Alboreto (Ferrari)
11* Nigel Mansell (Wlliams-Judd)
12* Satoru Nakajima (Lotus-Honda)
13* Philippe Streiff (Williams-Judd)
14* Derek Warwick (Arrows-Megatron)
15* Philippe Alliot (Lola-Ford)
16* A. de Cesaris (Rial-Ford)
17* Gabrielle Tarquini (Coloni-Ford)
18* Luis Perez-Sala (Minardi-Ford)
19* Yannick Dalmas (Lola-Ford)
20* M.Gulgemin (March-Judd)
21* Julian Bailey (Tyrrel-Ford)
22* Adrian Campos (Minard-Ford)
23* Jonathan Palmer (Tyrrell-Ford)
24* Alex Calfi (Dallara-Ford)
25* P. Ghinzani (Zakspeed)
26*Stefano Modena (Euro Brun-Ford)