AYRTON SENNA O TERCEIRO TRIUNFO EM MONTE CARLO

Ayrton Senna vence o GP de Mônaco pela terceira vez 1990

Apesar da vitória categórica, Senna cobrou melhorias da McLaren e da Honda para não ficar atrás das rivais na sequência do campeonato.

O maior elogio ao desempenho de Ayrton Senna em Mônaco, quem diria, veio da mais insuspeita das fontes: seu arquirrival Alain Prost. Quatro vezes vencedor da prova, o francês assombrou-se com os tempos conseguidos pelo brasileiro nos treinos. Ele é impossível. Qualquer piloto, nesta pista, tenta deixar entre o carro e o guard rail pelo menos dez centímetros. Ayrton Senna, não. Ele desafia todos os limites. Do seu carro ao guard rail, a distância não passa de um centímetro, afirmou Prost após Senna garantir mais uma pole, conforme relato do jornalista Celso Itiberê, enviado especial de O Globo para o Grande Prêmio de Mônaco 1990.

Senna estava de fato desafiando os limites da pista. Logo após marcar 1m21s797 e quebrar o recorde extra oficial da pista, no primeiro dia, o brasileiro já colocava outra meta para a segunda sessão de classificação. Os outros vão ter de correr para melhorar a posição, enquanto vou rodar de tanque cheio, com pneus de corrida e fazer os acertos necessários. Vou ver o que acontece e tentar chegar a 1m21s5.

Dito e feito. No sábado, Senna logo bateu a meta e então resolveu estabelecer uma nova, buscando baixar da casa de 1m21s, algo quase impensável. No final, esse objetivo só não foi alcançado porque, em suas duas voltas rápidas, o brasileiro encontrou tráfego – primeiro a Lola de Aguri Suzuki, depois a Onyx de Gregor Foitek. Com isso, Ayrton ficou apenas com a marca de 1m21s14.

FRANCESES NA COLA

Além de Prost, Senna agora tinha de se preocupar com outro francês na Fórmula 1 – este um tanto mais cordial. Jean Alesi, da Tyrrell, seguia impressionando o público com suas atuações em sua breve carreira de 11 provas na Fórmula 1, iniciada em meados de 1989, conseguiu pontuar em cinco delas, apesar de comandar um equipamento inferior aos das equipes de ponta. Havia chegado em sexto em Imola e largava na terceira posição em Mônaco. Ayrton não sabia o que esperar.

É difícil dizer. O Prost eu conheço de muito tempo, sei do que ele é capaz. Vai ser sempre um forte adversário a considerar. Já o Alesi está dirigindo muito forte, mas corre pela primeira vez aqui. Além disso, não sei como vão se comportar na corrida os pneus Pirelli. Eu uso Goodyear.

COBRANÇA PÚBLICA

No final das contas, Alesi mostrou sua força ultrapassando Prost na primeira largada, que, contudo, precisou ser cancelada após o acidente entre Prost e Berger. Na segunda, o veterano conseguiu manter a posição, perdendo-a apenas por uma problema elétrico. Alesi, o novo segundo colocado, chegou se aproximar de Senna próximo ao final da prova, mas apenas porque o brasileiro experimentou dificuldades com a McLaren, o que motivou Ayrton a fazer cobranças a equipe no final da prova.

Aqui em Mônaco só conseguimos o acerto final para a corrida no warm up, horas antes da largada. Também ali decidimos finalmente mesclar os pneus. Isto porque estamos pendurados, com um carro crítico. Precisamos do motor mais forte. Ele é fundamental, alertou Senna.

Este é um problema que precisa ser resolvido logo. Estamos ganhando, eu sei, mas o equipamento piorou, e muito.

Quero ter coisas novas no chassis e no motor. E cobro isso da McLaren e da Honda. Eu quero vencer sempre e procuro novos desafios técnicos, novas modificações no carro, evolução em todos os campos. Só novidades me dão motivação, afirmou, encerrando com uma frase que fez Ron Dennis perder mais alguns de seus poucos cabelos. Estou mais rápido que a McLaren.

A preocupação de Senna após a vitória contrastou com a alegria de Alesi pelo segundo lugar. Era a segunda vez que o francês subia ao pódio na temporada, de novo atrás de Ayrton Senna, assim como havia acontecido em Phoenix, no Grande Prêmio dos Estados Unidos. Quando foi perguntado se não havia sido imprudente ao ultrapassar Prost na primeira largada, Alesi, espirituoso, resolveu tirar onda.

É preciso acabar com essa história de que, somente porque Prost é três vezes campeão do mundo, ninguém deve passá-lo. Eu estava em boa posição e era veloz. Ele estava em má posição e era lento. Nada mais natural do que eu passá-lo. Brincadeira com fundo de verdade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *