Bottas inicia um novo período de sua carreira na F1 a partir de 2022 na Alfa Romeo. O finlandês afirmou que pensou de forma mais egoísta ao escolher a Alfa Romeo, e que isso era exatamente o que queria.
Bottas jogou principalmente para ajudar Lewis Hamilton na Mercedes. Enquanto o britânico conquistava vários títulos mundiais, Bottas teve que se contentar com dez vitórias em cinco anos. A Mercedes optou por colocar George Russell em seu lugar na equipe em 2022.
O finlandês teve que procurar uma nova equipe na F1 e chegou na Alfa Romeo. Ele afirmou que começou a pensar de forma um pouco mais egoísta, a fim de chegar a um destino que possa fazê-lo verdadeiramente feliz. As decisões que tomei pessoalmente são apenas o que eu queria, nada mais, disse ele.
Na Alfa Romeo, Bottas assumirá o papel de primeiro piloto depois que Kimi Raikkonen se aposentou. O finlandês terá a importante tarefa de trazer a equipe de volta ao pelotão intermediário após várias temporadas decepcionantes. Além disso, ele ajudará Ghanyu Zhou em seu primeiro ano da Fórmula 1.